PT
BR
Pesquisar
Definições



revolução

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
revoluçãorevolução
( re·vo·lu·ção

re·vo·lu·ção

)


nome feminino

1. [Astronomia] [Astronomia] Marcha circular de um corpo celeste no espaço, em torno de um outro.

2. [Astronomia] [Astronomia] Período de tempo que os corpos celestes empregam em percorrer a sua órbita.

3. [Física] [Física] Movimento de um móbil que percorre uma curva fechada.

4. [Geometria] [Geometria] Movimento suposto de um plano em volta de um dos seus lados, para gerar um sólido.

5. [Mecânica] [Mecânica] Giro completo do eixo de um motor ou de qualquer peça em movimento giratório.

6. [Figurado] [Figurado] Resistência, geralmente violenta, contra a autoridade ou a ordem de coisas estabelecida. = REBELIÃO, REVOLTA, SUBLEVAÇÃO

7. Mudança brusca e violenta na estrutura económica, social ou política de um Estado (ex.: a Revolução Francesa).

8. Reforma, transformação, mudança completa.

9. Perturbação moral, indignação, agitação.

10. Náusea, repulsa, nojo.

11. Modificação em qualquer ramo do conhecimento ou pensamento (ex.: revolução literária).


revolução cultural

[História] [História]  Processo revolucionário chinês desenvolvido por Mao Tsé-Tung entre 1966 e 1976. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução de Abril

[História] [História]  O mesmo que revolução do 25 de Abril. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução de Outubro

[História] [História]  O mesmo que revolução russa. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução do 25 de Abril

[História] [História]  Revolta militar protagonizada pelo Movimento das Forças Armadas em 1974, que conduziu ao derrube do governo de Marcelo Caetano e criou condições para a implantação de um regime democrático em Portugal. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução dos cravos

[História] [História]  O mesmo que revolução do 25 de Abril. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução francesa

[História] [História]  Processo revolucionário iniciado em 1789, que pôs fim ao Antigo Regime em França, com o lema "liberdade, igualdade e fraternidade".

revolução industrial

[História] [História]  Conjunto de transformações ocorridas em Inglaterra na segunda metade do século XVIII, com diversas inovações tecnológicas que originaram uma industrialização progressiva, o aparecimento de grandes unidades industriais e as consequentes alterações económicas, sociais, culturais e ambientais.

revolução russa

[História] [História]  Período de conflitos desencadeados em 1917 pelo Partido Bolchevique liderado por Lenine, que levou à queda do regime dos czares e à fundação da União Soviética. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução sideral

[Astronomia] [Astronomia]  Retorno de um astro ao mesmo ponto do céu.

etimologiaOrigem etimológica:latim revolutio, -onis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "revolução" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".
Os verbos referentes às vozes dos animais são geralmente considerados unipessoais pelas gramáticas tradicionais, isto é, são apresentados como tendo flexões apenas na 3.ª pessoa, quer do singular quer do plural (mia, miam, miava, miavam, etc.). No entanto, existem obras, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Lisboa, Círculo de Leitores, 2002) ou o Dicionário dos Verbos Portugueses (Porto, Porto Editora, s. d.), que apresentam verbos como miar conjugados em todas as pessoas e tempos, uma vez que podem, em sentido figurado ou em contextos específicos, ser utilizados segundo o paradigma dos verbos regulares.