PT
BR
Pesquisar
Definições



tela

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
telatela
|é| |é|
( te·la

te·la

)


nome feminino

1. Tecido de (algodão, linho ou cânhamo).

2. [Por extensão] [Por extensão] Pano, estofo.

3. Vestido, traje.

4. [Pintura] [Pintura] O tecido em que se pintam os quadros desde que, postos no cavalete, se lhes dá a primeira mão de pintura.

5. [Por extensão] [Por extensão] Quadro; pintura.

6. [Figurado] [Figurado] Objecto de discussão.

7. [Brasil] [Brasil] Superfície, geralmente branca, na qual se projectam vistas fixas ou animadas. = ECRÃ

8. [Brasil] [Brasil] Superfície fluorescente sobre a qual se forma a imagem nos tubos catódicos (televisão, informática, etc.). = ECRÃ

9. [Brasil] [Brasil] O cinema ou a arte cinematográfica.

Auxiliares de tradução

Traduzir "tela" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.