CMU-Portugal

Este programa, que visa promover a inovação em Portugal, tem por base o desenvolvimento do “Information and Communication Technologies Institute” e um programa de cooperação em ensino e investigação, com destaque para a área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A criação deste Instituto prevê o desenvolvimento de projectos de investigação em temas como o processamento e redes de informação, incluindo a engenharia de software e o tratamento computacional da língua, áreas estratégicas para a Priberam.

Um dos institutos que faz parte da Carnegie Mellon University (CMU) é o Language Technologies Institute (LTI), um dos principais pólos mundiais de investigação em tecnologias da língua, incluindo linguística computacional, tradução automática, reconhecimento e síntese da fala, modelação estatística da língua, extracção de informação e motores de pesquisa, gestão de informação e bibliotecas digitais.

A Priberam, um dos CMU-Portugal Industrial Affiliates, compromete-se a aumentar o seu investimento em actividades de investigação e desenvolvimento e a integrar um processo de formação avançada de recursos humanos. O investigador André Martins está a doutorar-se na Carnegie Mellon University no âmbito deste Programa. Com o seu doutoramento, espera aprofundar novas técnicas de resolução de problemas cuja dificuldade é conhecida há décadas, como é o caso da tradução automática. A quantidade de informação em várias línguas presente na Internet necessita também de aplicações com capacidades multilingues, das quais a resposta automática a perguntas e a sumarização de documentos são exemplos de interesse crescente na comunidade científica.