Discooperio

O Discooperio(*) é um projecto de I&DT que decorre no âmbito do QREN.

O objectivo do projecto é desenvolver novas tecnologias de pesquisa, agregação, sumarização e apresentação personalizada de conteúdos que se materializarão numa aplicação Web e numa aplicação para “smartphones” e “tablets”. Estas aplicações, que serão testadas e avaliadas no final do projecto, servirão para demonstrar o impacto que as tecnologias desenvolvidas podem ter nos produtores de conteúdos, em particular, no mercado dos média digitais.

Pretendem criar-se novas tecnologias de pesquisa, organização e apresentação personalizada de conteúdos com ênfase naquelas que se prestem ao uso em "smartphones" e "tablets", dispositivos através dos quais o acesso a conteúdos informativos tem tido um crescimento muito acima da média. Além do desenvolvimento de mecanismos de extracção de informação mais avançados e de métodos de agregação, sumarização e sugestão personalizada de conteúdos, é ainda objectivo do projecto adaptar as tecnologias e recursos de que a Priberam já dispõe para o português a outras línguas, como forma de entrada em novos mercados externos.

Dados do projecto:

  • Nº do projecto : 18501
  • Período de investimento : de 1-Abr-2011 a 30-Set-2013
  • Programa financiador: Programa Operacional de Lisboa. Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico
  • Investimento global : 602.979, 32€ (seiscentos e dois mil e novecentos e setenta e nove euros e trinta e dois cêntimos)
  • Incentivo aprovado: 245.131,76 € (duzentos e quarenta e cinco mil, cento e trinta e um euros e setenta e seis cêntimos.

(*) - Discooperio ("eu descubro", em latim): formado de "dis-" + "cooperio" ("cooperire" é cobrir a totalidade, cobrir completamente); tem ainda a particularidade de ser a mesma raiz etimológica de "cooperar".