OpenSem

O OpenSem é um projecto Eurostars, um programa lançado pela iniciativa Eureka e pela Comissão Europeia para apoiar a investigação nas PME europeias de alta tecnologia, tendo ficado em 7.º lugar entre os 133 projectos avaliados positivamente na primeira chamada.

O OpenSem tem como objectivo recolher e explorar as melhores tecnologias da web semântica (interoperabilidade de serviços computacionais, extracção de sentidos, interacção homem-máquina em língua natural e esquemas em XML para descrever taxonomias) para enriquecer os conteúdos web disponíveis e melhorar consideravelmente a experiência da sua utilização.

O promotor e coordenador do projecto é a Exalead, número um europeu em termos de pesquisa na Web e número dois em termos de pesquisa empresarial. A Synapse Développement já participou com a Priberam em dois outros projectos de investigação co-financiados pela Comissão Europeia na área dos motores de pesquisa.

As ideias que deram origem ao projecto OpenSem resultam de uma análise que os participantes partilham acerca da Web, o seu futuro, a forma como as pessoas a utilizam e das dificuldades técnicas em disponibilizar formas de explorar todo o seu potencial.

O OpenSem tem a duração de dois anos e um orçamento de 1,6 milhões de euros.