O Quaero (eu procuro, em latim*) é um programa avançado de investigação centrado na análise, classificação e utilização de conteúdos digitais multimédia por profissionais e consumidores. É uma iniciativa colaborativa a 5 anos que inclui 24 parceiros industriais e universitários, com um orçamento total superior a 200 milhões de euros.

Centrado em torno de tecnologias para o tratamento de texto, fala, música, imagens e vídeo, o Quaero tem como objectivo desenvolver novas formas de resolver os desafios de acesso à informação resultantes da revolução digital. Os principais domínios de aplicação incluem a digitalização e enriquecimento de conteúdos para bibliotecas e editores, a gestão e optimização de bases de dados audiovisuais, a distribuição personalizada de vídeo em redes de banda larga, a disponibilização de serviços de conteúdo audiovisual interactivo em portais de operadores de telecomunicações e a pesquisa multimédia na web.

A Priberam foi a primeira empresa a ser convidada a tornar-se um parceiro associado do consórcio, centrando-se a sua actividade no desenvolvimento de tecnologias de resposta automática a perguntas para o português e o espanhol.

(*) primeira pessoa do presente do indicativo do verbo quaerere que significa buscar, procurar, procurar saber ou obter, pedir, desejar.