Comunicado de Imprensa

Priberam oferece FLiP 5 a utilizadores espalhados pelo mundo

Em comemoração do Dia Internacional da Língua Materna, a Priberam lança mais uma iniciativa que manifesta o seu apoio à língua portuguesa e reforça a sua presença em países estrangeiros

Lisboa, 21 de Fevereiro de 2006 – A Priberam, líder mundial no tratamento computacional da língua portuguesa, oferece, por intermédio do Instituto Camões, a mais recente versão do FLiP a cerca de 200 leitorados, cátedras e centros de língua espalhados por todo o mundo.

De acordo com Carlos Amaral, Administrador da Priberam, “esta é mais uma iniciativa da Priberam de apoio à promoção da língua portuguesa, cuja concretização só foi possível pela receptividade manifestada pelo Instituto Camões e que vem na linha de acções como a disponibilização gratuita de serviços de resposta a dúvidas linguísticas no site da empresa”.

Os FLiP 5 oferecidos pela Priberam, que serão reencaminhados pelo Instituto Camões para todo o mundo, irão potencialmente ser utilizados por milhares de pessoas, uma vez que serão instalados em centros de língua para os quais a Priberam irá fornecer licenças múltiplas.

“Responsável pela promoção da aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesa em Instituições do ensino superior no estrangeiro, o Instituto Camões (IC) fica reconhecido pelo gesto de uma empresa portuguesa, a Priberam, na aposta de Portugal na valorização da Língua Portuguesa”, afirma a Dra. Simonetta Luz Afonso, Presidente do Instituto Camões, que recebeu nas suas instalações, dia 15 de Junho de 2005, o evento de lançamento do FLiP 5. “Com efeito, a oferta de 196 FLiP 5 pela empresa Priberam ao IC, instrumento de grande importância como ferramenta da Língua Portuguesa, permitirá aos Leitores, Centros de Língua e Cátedras do IC socorrerem-se deste corrector ortográfico e sintáctico no quotidiano do seu trabalho”, reforça ainda.

Esta iniciativa foi pensada para assinalar o Dia Internacional da Língua Materna, comemorado a 21 de Fevereiro, sendo o tema das celebrações deste ano “Línguas e Ciberespaço”. Este dia foi instituído pela UNESCO em 1990, como reconhecimento da importância da diversidade linguística para estabelecer unidade e coesão nas sociedades.

Neste âmbito, a Priberam tem dado o seu valioso contributo para a língua portuguesa (nas normas europeia e do Brasil) quer através das ferramentas linguísticas desenvolvidas pela empresa, quer através de serviços gratuitos que presta na Internet como o Dicionário da Língua Portuguesa On-line, as Dúvidas Linguísticas e os correctores ortográficos on-line. De salientar que o Dicionário da Língua Portuguesa On-line (www.priberam.pt/dlpo), com mais de meio milhão de páginas visualizadas por dia é um dos sites mais visitados do país.

Recorde-se que, no ano passado, a Priberam ofereceu o FLiP 4 a institutos dos PALOP e de Timor, em colaboração com o INE e o IPAD.

Sobre a Priberam:

A Priberam é uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software tendo-se destacado principalmente pelos produtos que comercializa em três áreas: a linguística, as ferramentas de informação jurídica e a saúde. A empresa fornece ainda serviços de consultoria e apoio técnico em regime de outsourcing.

A Priberam, fundada em 1989, iniciou a sua actividade na área das bases de dados jurídicas em 1991 e começou a investir no desenvolvimento de recursos e tecnologias linguísticas para o português em 1992. Só mais tarde é que a empresa marcou presença na área da saúde, com o sistema integrado de gestão de clínicas de oftalmologia OptiX. O principal produto da área linguística é o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas para uma escrita correcta da língua portuguesa. O LegiX é uma família de soluções para a pesquisa de legislação, jurisprudência e doutrina.

A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser distinguida como Gold Certified Partner pela Microsoft e é a única que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional.

Para mais informações consulte o site www.priberam.pt.

Sobre o Instituto Camões:

Criado para a promoção da língua e cultura portuguesas no exterior, o Instituto Camões é, nos termos da respectiva Lei Orgânica, a pessoa colectiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e patrimonial, que, sob a superintendência do Ministro dos Negócios Estrangeiros, assegura a orientação, coordenação e execução da política cultural externa de Portugal, nomeadamente da difusão da língua portuguesa, em coordenação com outras instâncias competentes do Estado, em especial os Ministérios da Educação e da Cultura.



21/02/2006