Comunicado de Imprensa

Priberam recebe Prémio Produto Inovação

Plataforma para ferramentas linguísticas distinguida pela COTEC

Lisboa, 4 de Junho de 2009 – A Priberam, especialista no desenvolvimento de software para o tratamento computacional da língua portuguesa, viu a sua NLP workbench ser distinguida com uma Menção Honrosa do Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer 2009. O galardão foi entregue pelas mãos do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no 6.º Encontro Nacional de Inovação COTEC, que decorreu ontem na Culturgest.



A plataforma NLP workbench (em que NLP é o acrónimo de Natural Language Processing) foi totalmente desenvolvida pela Priberam, e está na base dos produtos de maior sucesso da empresa: o FLiP, o LegiX, o Novo Corrector Aurélio e, mais recentemente, o motor de pesquisa da Priberam.

Carlos Amaral, Administrador da Priberam, refere que “sentimo-nos honrados com esta distinção que tem um significado particular para nós por ser atribuída no Ano Europeu da Criatividade e Inovação, ano em que comemoramos também 20 anos de actividade marcados pela introdução no mercado de diversos produtos e serviços repetidamente reconhecidos como inovadores nas suas áreas”.

O Prémio Produto Inovação COTEC-Unicer tem por objectivo premiar e divulgar bens ou serviços inovadores desenvolvidos por empresas nacionais ou estrangeiras, de qualquer dimensão, que operem em Portugal. Os produtos devem ter sido desenvolvidos em resultado de uma actividade consistente e continuada de inovação empresarial levada a cabo no nosso país e devem dirigir-se a mercados globais. A NLP workbench foi a plataforma utilizada pela Priberam e pelos seus parceiros para desenvolver, entre outras, as ferramentas de revisão para português europeu incluídas nos produtos da Microsoft vendidos em todo o mundo, um corrector ortográfico para o Bokmal (variante do norueguês) comercializado pela 4D e o módulo de língua checo do motor de pesquisa utilizado na Biblioteca Nacional de Praga, entre outros.

O júri que atribuiu o prémio à Priberam foi constituído por: Artur Santos Silva, presidente da Direcção da COTEC, António Pires de Lima, Presidente da Comissão Executiva da Unicer Bebidas; Carlos Zorrinho, Coordenador do Plano Tecnológico e do PNACE; Fernando Seabra Santos, Reitor da Universidade de Coimbra e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas; Francisco Pinto Balsemão, Presidente do Grupo Impresa, Lino Fernandes, Presidente da Agência de Inovação e Luís Filipe Costa, Presidente do IAPMEI.

Sobre a Priberam:

A Priberam é uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software tendo-se destacado principalmente pelos produtos que comercializa em três áreas: a linguística, as ferramentas de informação jurídica e a saúde. A empresa fornece ainda serviços de consultoria e apoio técnico em regime de outsourcing.

A Priberam, fundada em 1989, iniciou a sua actividade na área das bases de dados jurídicas em 1991 e começou a investir no desenvolvimento de recursos e tecnologias linguísticas para o português em 1992. Só mais tarde é que a empresa marcou presença na área da saúde, com o sistema integrado de gestão de clínicas de oftalmologia OptiX. O principal produto da área linguística é o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas para uma escrita correcta da língua portuguesa. O LegiX é uma família de soluções para a pesquisa de legislação, jurisprudência e doutrina.

A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser distinguida como Gold Certified Partner pela Microsoft e é a única que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional. Desde 2007, a Priberam integra a Rede de Pequenas e Médias Empresas Inovadoras COTEC.

Visite www.priberam.pt e www.flip.pt.

Sobre a COTEC:

A COTEC Portugal - Associação Empresarial para a Inovação - foi constituída em Abril de 2003, e tem por missão «promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país». É uma associação sem fins lucrativos que conta com o apoio dos associados e das instituições do Sistema Nacional de Inovação (SNI) para a concretização dos seus objectivos, através da realização de iniciativas em várias áreas.



04/06/2009