Comunicado de Imprensa

Português ganha Best Paper Award em conferência científica internacional

André Martins é doutorando da Priberam

Lisboa, 7 de Agosto de 2009 – André Martins, doutorando da Priberam no âmbito do programa Carnegie Mellon University-Portugal, ganhou o best paper award (ex-aequo com outros dois) na conferência anual da prestigiada ACL (Association for Computational Linguistics) que este ano teve lugar em Singapura. O trabalho galardoado – “Concise Integer Linear Programming Formulations for Dependency Parsing” – foi distinguido entre as 120 comunicações científicas aceites na edição deste ano daquela que é a principal conferência científica na área da linguística computacional, uma das principais áreas de actuação da Priberam.

André Martins já tinha sido notícia, há dois anos, por ter sido o único português seleccionado para fazer o doutoramento na Carnegie Mellon University, na área do processamento computacional da língua.

Nestes dois anos que passou em Pittsburgh, naquele que é sem dúvida o maior centro mundial de investigação na área do processamento da língua natural – o Language Technologies Institute – André Martins apresentou vários trabalhos em diversas conferências em todo o mundo. De regresso a Portugal já no próximo mês de Setembro, esperam-no agora três anos de investigação na Priberam que culminarão com a sua dissertação de doutoramento.

Para mais informações: www.cmu.edu/portugal/, www.lti.cs.cmu.edu e http://www.cs.cmu.edu/~afm/.


Sobre a Priberam:

A Priberam é uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software tendo se destacado principalmente pelos produtos que comercializa em quatro áreas: a linguística, as ferramentas de informação jurídica, os motores de pesquisa e a saúde. A empresa fornece ainda serviços de consultoria e apoio técnico em regime de outsourcing.

A Priberam, fundada em 1989, iniciou a sua actividade na área das bases de dados jurídicas em 1991 e começou a investir no desenvolvimento de recursos e tecnologias linguísticas para o português em 1992. Só mais tarde é que a empresa marcou presença na área da saúde, com o sistema integrado de gestão de clínicas de oftalmologia OptiX. O principal produto da área linguística é o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas para uma escrita correcta da língua portuguesa. O LegiX é uma família de soluções para a pesquisa de legislação, jurisprudência e doutrina.

A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser distinguida como Gold Certified Partner pela Microsoft e é a única que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional. Desde 2007, a Priberam integra a Rede de Pequenas e Médias Empresas Inovadoras COTEC.



07/08/2009