Comunicado de Imprensa

Dicionário Priberam à conquista do Brasil

Na nova versão do Dicionário passam a existir 4 opções de consulta em termos da ortografia: português europeu e português do Brasil, antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990. A aplicação da Priberam recentemente lançada para o Android é a primeira a contemplar as 4 opções.

Lisboa, 12 de Julho 2011 – A Priberam, especialista no desenvolvimento de software para o tratamento computacional da língua portuguesa, lançou uma nova versão do seu Dicionário, a primeira a permitir a consulta em português europeu e português do Brasil, pré ou pós-Acordo Ortográfico. A empresa lançou ainda uma aplicação de acesso ao Dicionário Priberam para Android, que já suporta as quatro opções de consulta agora disponíveis.

O Dicionário Priberam, o dicionário de língua portuguesa mais consultado na Internet, chega assim ao Android, o sistema operativo com maior crescimento no segmento dos smartphones. A possibilidade de personalizar a aplicação para diferentes normas ortográficas, alarga bastante o mercado quer para esta aplicação, quer para o próprio Dicionário Priberam disponível gratuitamente em www.priberam.pt/dicionario.

"Depois de, há cerca de dois anos, termos lançado aquele que ainda hoje é o único dicionário de língua portuguesa que permite comutar entre a grafia pré e pós-Acordo Ortográfico, evidenciando assim as alterações, recorremos ao conhecimento profundo que a nossa equipa linguística tem das diferenças entre as normas europeia e brasileira do português para oferecer uma funcionalidade semelhante que vai ao encontro do cada vez maior número de brasileiros que diariamente consultam o Dicionário Priberam." refere Carlos Amaral, CEO da Priberam.

O extenso trabalho de adaptação do conteúdo do Dicionário Priberam consistiu na inclusão de grafias do português do Brasil (eletrônico e umidade, por exemplo), na inserção de novas palavras (dublar ou trombadinha) e de novos sentidos (em estrelar ou malhação, por exemplo), numa marcação mais precisa de regionalismos quer de Portugal, quer do Brasil e na adaptação de todo o software e interface do Dicionário para permitir a consulta numa das duas normas, além de se manter a possibilidade de visualizar o conteúdo na grafia pré ou pós-Acordo Ortográfico.

Foram ainda introduzidas algumas melhorias, entre as quais botões para partilhar as palavras nas redes sociais Facebook, Google+1 e Twitter que, mesmo antes de serem divulgados, já estavam a ser largamente utilizados.

O Dicionário Priberam continua a ser de consulta gratuita. A aplicação do Dicionário Priberam para Android custa 1,99 € no Android Market.

Sobre a Priberam:

A Priberam é uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software e conteúdos digitais tendo-se destacado principalmente pelos produtos e serviços que comercializa em quatro áreas: o processamento computacional da língua, os sistemas de gestão de conhecimento jurídico, os motores de pesquisa semânticos e a saúde. A empresa fornece ainda serviços de consultoria e apoio técnico em regime de outsourcing.

O principal produto da área linguística é o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas para uma escrita correcta da língua portuguesa. O LegiX é uma família de soluções para a pesquisa de legislação, jurisprudência e doutrina.

A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser distinguida como Gold Certified Partner pela Microsoft e é a única que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional. Desde 2007, a Priberam integra a Rede de Pequenas e Médias Empresas Inovadoras COTEC.



12/07/2011