Comunicado de Imprensa

Priberam marca presença na IFRA Expo, a maior exposição de tecnologia para os media

Serão apresentados produtos baseados no processamento computacional da língua para os media e produtores de conteúdos

Lisboa, 23 de Outubro de 2012 – A Priberam, especialista no processamento computacional da língua portuguesa, vai marcar presença na IFRA Expo, a exposição anual de tecnologia promovida pela World Association of Newspapers and News Publishers. O evento pretende posicionar-se como uma plataforma negocial direccionada aos media e decorre em Frankfurt, entre os dias 29 e 31 de Outubro.

Durante três dias, a Priberam exibirá os seus produtos e as últimas novidades especificamente desenvolvidas para as empresas de media e produtores de conteúdos, com destaque para as seguintes áreas: text mining, motores de pesquisa semânticos e aplicações personalizadas de notícias para smartphones e tablets.

“A presença na IFRA Expo enquadra-se da nossa estratégia de expansão para novos mercados e acontece numa altura em que a comunicação social enfrenta enormes desafios”, explica Carlos Amaral, CEO da Priberam. “Estivemos presentes na edição anterior apenas como visitantes para desenvolver contactos com potenciais parceiros. Este ano, como expositores, poderemos promover os nossos produtos para os media e os produtores de conteúdos junto de um público mais alargado”.

Neste evento, onde são esperados mais de 8000 visitantes de mais de 90 países, a Priberam apresenta produtos baseados no processamento computacional da língua, que vão desde a criação dos conteúdos à sua distribuição e promoção com vista à maximização da sua rentabilidade, contribuindo também para a redução dos custos inerentes ao processo de produção. Entre os produtos incluem-se ferramentas de correcção, verificadores de estilo, motores de classificação automática de notícias e extracção de informação a partir de texto, ferramentas de extracção de opinião, motores de busca, tecnologias de sumarização e aplicações personalizadas de notícias para dispositivos móveis. Estas aplicações proporcionam uma experiência mais pessoal na forma como consumimos notícias através da selecção e ordenação automática das notícias a serem apresentadas a cada pessoa a partir de um perfil também ele criado de forma automática, complementado pelo recurso a sistemas de recomendação e a informação obtida a partir das redes sociais.

Embora muitas das tecnologias apresentadas sejam independentes da língua, a Priberam continua a destacar-se pela qualidade dos seus produtos para o português e o espanhol, duas das línguas mais faladas no mundo e que representam um mercado de mais de 500 milhões de falantes nativos.

A participação da Priberam na IFRA Expo insere-se nas actividades de promoção e divulgação do projecto Discooperio que tem como objectivo a criação de novas tecnologias de pesquisa, organização e apresentação personalizada de conteúdos com ênfase na sua aplicação em dispositivos móveis. Com este projecto a Priberam pretende reforçar a sua capacidade competitiva e entrar em novos mercados externos. Com um investimento superior a 600 mil euros o Discooperio é financiado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa, no montante de 245 mil euros, provenientes de Fundos Nacionais e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Para mais informações: www.priberam.pt e http://www.wan-ifra.org/events/world-publishing-expo-2012-ifra-expo-conference.


Sobre a Priberam:

A Priberam surge no ano de 1989 e conta mais de 20 anos de histórias e sucessos alcançados. É uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software e conteúdos digitais, disponibilizando produtos e serviços em quatro áreas distintas: processamento computacional da língua, sistemas de gestão de conhecimento jurídico, motores de pesquisa semânticos e saúde.

Do seu leque de produtos destacam-se o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas para escrita correcta da língua portuguesa e ainda o LegiX, uma família de soluções para pesquisa da legislação, jurisprudência e doutrina.

A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser reconhecida como Gold Certified Partner pela Microsoft, sendo a única empresa que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional. Mais recentemente foi a vez de a Amazon licenciar conteúdos da Priberam para serem incluídos nos Kindle vendidos em todo o mundo.

A Priberam integra a Rede de Pequenas e Médias Empresas Inovadoras COTEC desde 2007 sendo ainda PME Líder desde 2009.



23/10/2012