Comunicado de Imprensa

Priberam lança FLiP 9

Versão actualizada do pacote de correctores e dicionários apresenta diversas novidades e melhorias

Lisboa, 18 de Julho de 2013 – A Priberam, especialista no desenvolvimento de software e conteúdos digitais para a língua portuguesa, acaba de lançar a mais recente versão do conhecido pacote de correctores e dicionários, o FLiP. A nona versão do produto é o fruto de mais de 20 anos de investimento no processamento computacional da língua portuguesa e conta com várias novidades comparativamente com as versões anteriores. Entre estas, destacam-se a compatibilidade com o Windows 8 e o Microsoft Office 2013 / 365, uma versão totalmente redesenhada do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, bem como melhorias ao nível da hifenização e da correcção ortográfica e sintáctica.

No início do ano, a Priberam tinha lançado o FLiP:mac 4, a primeira versão do FLiP para Mac a incluir o Dicionário Priberam. Com o lançamento do FLiP 9, para o Microsoft Windows, a Priberam conclui a actualização da sua oferta daquele que é, actualmente, o único pacote de correctores e dicionários disponível em qualquer mercado de língua portuguesa. Tal como já acontecia nas versões anteriores, o uso da grafia segundo o novo Acordo Ortográfico é opcional e são contempladas as diversas variedades da língua portuguesa, que incluem Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

De acordo com Carlos Amaral, CEO da Priberam, “A primeira versão do FLiP surgiu em 1995. Nestes 18 anos lançámos 9 versões para o Windows, 4 para Mac, e mais uns quantos subprodutos da gama FLiP. Nos últimos anos desenvolvemos aquele que se tornou o dicionário de língua portuguesa mais consultado na Web e agora também disponível em milhões de dispositivos e de aplicações da Amazon e da Kobo. Da convergência destes dois produtos nasceram o FLiP 9 e o FLiP:mac 4, que são constituídos por um conjunto de correctores e de dicionários, além de outras ferramentas. São estes os produtos que, através de uma rede de parceiros internacionais, vamos colocar nos diferentes mercados de língua portuguesa, incluindo o Brasil, onde nos últimos anos o FLiP tem sido vendido sob a marca Aurélio”.

O FLiP está hoje integrado com dezenas de aplicações de diferentes empresas e é utilizado nos principais jornais e revistas em Portugal, na televisão, na Lusa, na Imprensa Nacional Casa da Moeda, nos serviços de tradução da Comissão Europeia, em editoras, no maior jornal do Brasil, no Ministério da Educação de Moçambique, entre muitos outros. Além das versões para Windows e Mac, alguns dos módulos do FLiP estão ainda disponíveis como serviços na nuvem, podendo ser integrados, por exemplo, com gestores de conteúdos para a Web.

Além disso, tal como a Amazon inclui o Dicionário Priberam nos Kindle, a Microsoft continua a licenciar à Priberam o corrector sintáctico e estilístico para o português europeu que vem com o Office.

O FLiP 9 está disponível para download a partir de hoje e em CD a partir do dia 25 deste mês, pelo preço de 69,99 € (IVA incluído). Para quem tem o FLiP 6, o FLiP 7 ou o FLiP 8, está disponível, apenas por download, a versão de actualização pelo preço de € 48,99 (IVA incluído).

Para mais informações, consulte www.flip.pt.

Sobre a Priberam:

A Priberam surge no ano de 1989 e conta mais de 20 anos de histórias e sucessos alcançados. É uma empresa especialista na concepção e desenvolvimento de software e conteúdos digitais, disponibilizando produtos e serviços em quatro áreas distintas: processamento computacional da língua, sistemas de gestão de conhecimento jurídico, motores de pesquisa semânticos e saúde.

Do seu leque de produtos destacam-se o FLiP, um conjunto de ferramentas linguísticas de revisão e auxílio à escrita em língua portuguesa e ainda o LegiX, uma família de soluções para pesquisa de legislação, jurisprudência e doutrina.

A Priberam foi a primeira empresa em Portugal a ser reconhecida como Gold Certified Partner pela Microsoft, sendo a única empresa que desenvolve software e conteúdos que são incluídos em produtos comercializados por esta multinacional. Mais recentemente, foi a vez de a Amazon licenciar conteúdos da Priberam para serem incluídos nos Kindle vendidos em todo o mundo.

A Priberam integra a Rede de Pequenas e Médias Empresas Inovadoras COTEC desde 2007, sendo ainda PME Líder desde 2009.



18/07/2013