Comunicado de Imprensa

Língua Portuguesa está mais rica

Dicionário Priberam tem mais de 840 novas palavras desde o início do ano

Lisboa, 28 de julho de 2016 – A Priberam acaba de anunciar que o seu Dicionário de Língua Portuguesa foi enriquecido com um total de 842 novos verbetes só durante o primeiro semestre de 2016, período durante o qual foram ainda alterados um total de 4.328 verbetes.

O anúncio foi feito em Lisboa, durante as recentes “Jornadas dos Dicionários”, numa apresentação dos linguistas da Priberam Helena Figueira, Pedro Mendes e Cláudia Pinto, que revelaram que o dicionário integrava a 30 de junho de 2016 um total de 115.821 verbetes, o que o torna numa das mais completas e atualizadas referências da língua portuguesa.

Helena Figueira explicou que uma das vantagens do Dicionário Priberam de Língua Portuguesa (DPLP) é a capacidade de rápida adaptação e acompanhamento da evolução da língua. Muitos dos novos vocábulos surgem na sequência de sugestões diretas, mas também da análise que a Priberam faz de pesquisas dos utilizadores, de corpora de notícias, websites e blogues.

“Muitas das pesquisas inválidas são feitas com a grafia errada – afinal, é também para saber como se escreve determinada palavra que as pessoas procuram um dicionário!”, diz Helena Figueira, “mas quando detetamos que há muitas pesquisas de utilizadores que tentam encontrar o significado de uma palavra bem formada que não está no dicionário, é sinal de que esse vocábulo merece provavelmente um novo verbete”.

E a linguista da Priberam dá exemplo de novas palavras recentemente adicionadas ao DPLP e que surgiram na sequência de sugestões diretas ou indiretas dos leitores: bolembreano, sexagem, omnibenevolente, tardogótico, normotenaz, diligenciamento, ecomuseu, microzona, íctico ou fónio…

A tecnologia por detrás do DPLP remonta ao trabalho realizado pela Priberam desde 1995 mas a génese do dicionário online tal como hoje o conhecemos surgiu em 2008, quando a empresa licenciou o conteúdo do Novo Dicionário Lello da Língua Portuguesa com o objetivo de criar uma plataforma lexicográfica.

Apesar de estar sempre a evoluir, à data de 30 de junho de 2016, estas eram as principais estatísticas do DPLP:

• 115.821 verbetes;
  • 5.163 desdobramentos com alterações ortográficas;
  • 1.599 subverbetes;
  • 7.037 locuções;
  • 217.379 definições;
  • 51.666 sinónimos;
  • 4.180 antónimos;
  • 10.031 aceções com exemlos
O DPLP inclui ainda as variantes gráficas da norma brasileira bem como a grafia antes e depois do Acordo Ortográfico.

Saiba mais sobre o Dicionário Priberam de Língua Portuguesa em http://www.priberam.pt/dlpo/

28/07/2016