PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

Lei

aplónomo | adj.

Formado por leis muito simples....


Contrário às leis da natureza....


Contrário às leis, aos sentimentos da humanidade....


Que se adquire pela lei de avoenga....


Que não é regulado por lei ou praxe, mas só depende do critério ou vontade....


Que dissente ou discorda (ex.: a lei foi interpretada de modo dissentâneo)....


Do Evangelho; conforme manda o Evangelho; que segue a lei de Cristo....


Diz-se da forma que, em virtude de leis fonéticas, resulta de dois ou mais étimos diferentes....


Diz-se de todos os bens imóveis por natureza ou por disposição da lei....


ilegal | adj. 2 g.

Não legal; contrário à lei....


informe | adj. 2 g.

Que não tem as formas prescritas na lei....


kepleriano | adj.

Relativo a Johannes Kepler (1571-1630), astrónomo alemão, ou às suas leis....


legal | adj. 2 g. | interj.

De lei....


legislável | adj. 2 g.

Que se pode legislar ou converter em lei....


legítimo | adj.

Que tem carácter ou força de lei....


lídimo | adj.

Que é legítimo ou autêntico....


isónomo | adj.

Que cristaliza segundo a mesma lei....


Relativo ao processo de fazer leis....



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).

Ver todas