PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

intolerância

terrorismo | n. m.

Atitude intencional e geralmente continuada de intimidação ou intolerância (ex.: o funcionário era vítima de terrorismo psicológico no local de trabalho)....


incêndio | n. m.

Tumulto ou conflito de grandes proporções (ex.: a intolerância ateou o incêndio da guerra civil)....


radicalismo | n. m.

Sistema político que exige reformas em sentido liberal e económico....


celíaco | adj. | adj. n. m.

Que ou quem sofre de doença celíaca, patologia intestinal crónica do intestino que inclui intolerância ao glúten....


crentelho | adj. n. m.

Que ou quem é fanaticamente religioso e que incomoda por essa razão; que ou quem revela intolerância ou hostilidade por opiniões religiosas diferentes das suas....


Repressão ou violência em relação a doutrinas ou modos de vida diferentes (ex.: intolerância política; intolerância religiosa)....


preconceito | n. m.

Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial....


celiaquia | n. f.

Patologia intestinal crónica do intestino que inclui intolerância ao glúten....


doença | n. f.

Patologia intestinal crónica do intestino que inclui intolerância ao glúten....



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




Está correto usar desimobilizar como antônimo de imobilizar? Se não, que palavra utilizar para o ato contrário à imobilização?
As palavras desimobilizar, desmobilizar e mobilizar são antónimas de imobilizar, assim como desimobilização, desmobilização e mobilização são antónimos de imobilização.

Ver todas