Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

Estrutura dos verbetes
Como seleccionarselecionarselecionar a variedade do português (norma europeia ou norma brasileira)
Como consultar sem as alterações do Acordo Ortográfico de 1990
Como consultar com as alterações do Acordo Ortográfico de 1990
Resultados das pesquisas
Pesquisar nas definições
Conjugar
Traduzir
Ver palavras relacionadas
Ver palavras parecidas
Ver palavras vizinhas
Ver esta palavra no dicionário
Ver esta palavra em notícias, em blogues e no Twitter
Ver histórico de pesquisas

Estrutura dos verbetes

A estrutura dos verbetes do DPLP inclui informação sobre:
  • grafia (a negrito, salvo no caso dos estrangeirismos e latinismos, que são apresentados a negrito e em itálico)
  • divisão silábica para translineação (com as sílabas delimitadas por pontos)
  • pronúncia (entre ||)
  • origem da palavra
  • classificação gramatical (em itálico)
  • definição
  • nível de língua a que pertence determinado sentido ou vocábulo (entre [])
  • restrição geográfica de determinado sentido ou vocábulo (entre [])
  • domínio técnico em que determinado sentido é mais usado (entre [])
  • sinónimossinônimos e antónimosantônimos (identificados, respectivamenterespetivamenterespectivamente, pelos sinais = e ≠)
  • locuções (a negrito e por ordem alfabética absoluta)
  • plurais, femininos, superlativos, variantes (a redondo, indicados pela etiqueta correspondente)
  • alterações previstas no Acordo Ortográfico de 1990
  • indicação da variação de grafias na norma portuguesa ou brasileira (antecedida do sinal ·)
  • indicação de grafias ou variantes antes e depois do Acordo Ortográfico de 1990 (antecedida do sinal ·)
  • dúvidas linguísticas relacionadas (para as quais o consulente é redireccionadoredirecionadoredirecionado com a indicação "Ver também dúvida linguística:")
  • imagens (para as quais o consulente é redireccionadoredirecionadoredirecionado após clicar no ícone )
  • notas (inseridas no final dos verbetes com a indicação "Nota:")
  • indicação de relações lexicais (inseridas no final do verbete com a indicação "Confrontar:")
É ainda possível obter informação sobre conjugação verbal, anagramas, palavras relacionadas, palavras parecidas, palavras vizinhas ou equivalentes em inglês, francês e espanhol.

Como seleccionarselecionarselecionar a variedade do português (português europeu ou português do Brasil)

O utilizadorusuário do DPLP tem a possibilidade de escolher entre a variedade europeia ou a variedade brasileira do português quando consulta o dicionário. Ao escolher uma das variedades, todo o conteúdo dos verbetes reflectirárefletirárefletirá a grafia da opção seleccionadaselecionadaselecionada.

Clique no ícone , do lado direito da caixa de pesquisa para aceder àsacessar as definições de pesquisa do dicionário. SeleccioneSelecioneSelecione a bandeira portuguesa ou a bandeira brasileira conforme a variedade do português desejada.



Como exemplo, se escolher a opção de português do Brasil e pesquisar pela palavra "gênio", irá obter o verbete correspondente, com a indicação de que a grafia na variedade de português europeu é "génio".



Inversamente, se o utilizadorusuário optar pela variedade de português europeu e pesquisar, por exemplo, pela palavra "económico", irá visualizar o verbete correspondente, com a indicação de que "econômico" é a grafia usada no Brasil.



Como consultar sem as alterações do Acordo Ortográfico de 1990

Na caixa de pesquisa, digite a palavra que pretende consultar. À medida que o utilizadorusuário vai escrevendo a palavra, é apresentada a lista das palavras que começam pela sequênciaseqüênciasequência das letras digitadas, o que possibilita seleccionarselecionarselecionar a palavra sem ter de a escrever por completo. Esta opção é particularmente útil no caso de palavras longas.

Para aceder ao verbete da palavra digitada, clique com o cursor no ícone ou prima a tecla "Enter".



Depois de aceder ao verbete da palavra digitada, caso pretenda, o utilizadorusuário pode fazer um clique sobre qualquer palavra, sendo redireccionadoredirecionadoredirecionado para o verbete correspondente:



Na caixa de pesquisa, as palavras digitadas podem corresponder ao seu lema (ex.: anão, constrangido, divergir, muito) ou às suas flexões (ex.: anões, constrangida, diverges, muitíssimo). Nas pesquisas que realiza, o utilizadorusuário deve ter presente que a nomenclatura do DPLP, assim como a de qualquer outro dicionário, não é exaustiva. Como o DPLP é um dicionário electrónicoeletrónicoeletrônico em constante actualizaçãoatualizaçãoatualização e aperfeiçoamento, quaisquer falhas ou omissões podem ser comunicadas à Priberam através do endereço dicionario@priberam.pt.

Como consultar com as alterações do Acordo Ortográfico de 1990

Para pesquisar com as alterações antes e depois do AO, deverá seleccionarselecionarselecionar a opção "Acordo Ortográfico" que se encontra nas definições de pesquisa do dicionário.

Clique no ícone , do lado direito da caixa de pesquisa para aceder àsacessar as definições de pesquisa do dicionário.



SeleccioneSelecioneSelecione se pretende visualizar a entrada e o conteúdo dos verbetes com a grafia anterior ao AO ou com a grafia posterior, usando respectivamente as seguintes opções


ou


SeleccioneSelecioneSelecione se pretende destacar no conteúdo dos verbetes as palavras que têm grafia anterior e posterior ao AO:



Na caixa de pesquisa, digite a palavra que pretende consultar. À medida que o utilizadorusuário vai escrevendo a palavra, é apresentada a lista das palavras que começam pela sequênciaseqüênciasequência das letras digitadas, o que possibilita seleccionarselecionarselecionar a palavra sem ter de a escrever por completo.



Para aceder ao verbete da palavra digitada, clique no ícone ou prima a tecla "Enter". Mesmo depois de realizada a pesquisa, poderá alternar entre a grafia anterior ou posterior ao AO de 1990. Se a pesquisa tiver sido feita com a opção aAO, é indicada no final do verbete a forma da palavra alterada pelo AO de 1990, e se a pesquisa tiver sido efectuadaefetuadaefetuada com a opção dAO é indicada a forma estabelecida anteriormente ao AO de 1990.

Pesquisa com a grafia anterior ao AO de 1990:



Pesquisa com o AO de 1990:



Depois de aceder ao verbete da palavra digitada, caso pretenda, o utilizadorusuário pode fazer um clique sobre qualquer palavra, sendo redireccionadoredirecionadoredirecionado para o verbete correspondente.

Na caixa de pesquisa, as palavras digitadas podem corresponder ao seu lema (ex.: anão, constrangido, divergir, muito) ou às suas flexões (ex.: anões, constrangida, diverges, muitíssimo). Nas pesquisas que realiza, o utilizadorusuário deve ter presente que a nomenclatura do DPLP, assim como a de qualquer outro dicionário, não é exaustiva. Como o DPLP é um dicionário electrónicoeletrónicoeletrônico em constante actualizaçãoatualizaçãoatualização e aperfeiçoamento, quaisquer falhas ou omissões podem ser comunicadas à Priberam através do endereço dicionario@priberam.pt.

Resultados das pesquisas

As pesquisas no DPLP são realizadas com o auxílio do correctorcorretorcorretor ortográfico do FLiP. Quando se pesquisa uma palavra que não tem entrada no DPLP, o FLiP permite sugerir formas gráficas que se aproximam da forma digitada. Esta funcionalidade é particularmente útil, pois possibilita a correcçãocorreçãocorreção de erros de digitação, apesar de muitas vezes o correctorcorretorcorretor ortográfico do FLiP sugerir palavras que não estão definidas no DPLP. Se as sugestões de correcçãocorreçãocorreção fornecidas pelo FLiP tiverem entrada no DPLP, pode clicar nas hiperligações e consultar automaticamente os verbetes sem ter de digitar a palavra na caixa de pesquisa.



Se a palavra pesquisada não tiver entrada no DPLP, mas o FLiP não apresentar sugestões (porque a palavra está escrita correctamentecorretamentecorretamente ou porque não há sugestões que se aproximem graficamente da palavra digitada na caixa de pesquisa), apenas surge a indicação de que a palavra não foi encontrada. Neste caso, poderá enviar-nos um e-mail para dicionario@priberam.pt com a sugestão de inclusão da palavra não encontrada no DPLP, cuja pertinência será analisada pela equipaequipe de linguistaslingüistaslinguistas da Priberam.

Pesquisar nas definições

Esta funcionalidade permite encontrar os verbetes que apresentam as seguintes pesquisas no seu interior:
  • uma só palavra (ex.: chave)
  • várias palavras (ex.: espécie asinina, árvore grande porte)
  • sequênciasseqüênciassequências de caracterescaraterescaracteres delimitadas por asterisco (ex.: chav*, *iscar), o que permite a consulta de uma lista de palavras com a mesma sequênciaseqüênciasequência de letras inicial ou com a mesma terminação.



  • abreviaturas usadas no dicionário (ex.: adv., ictiol., fam.)
  • a conjugação de qualquer uma das opções anteriores (ex.: s. m. fam. bac*)

Na caixa da pesquisa, digite a(s) palavra(s)/sequênciaseqüênciasequência(s) que pretende procurar, clique com o cursor em "Pesquisar nas definições" e depois no ícone . A listagem dos verbetes que contêm a pesquisa realizada no seu interior é apresentada, permitindo uma rápida consulta através de um simples clique:



Conjugar

Esta opção permite visualizar a conjugação simples (sem tempos compostos nem conjugação pronominal) da voz activaativaativa do verbo digitado (ex.: viver). Para visualizar o verbo conjugado, clique com o cursor em "Conjugar":

Conjugação do verbo: viver

Indicativo
Presente
eu
vivo
tu
vives
ele/ ela/ você
vive
nós
vivemos
vós
viveis
eles/ elas/ vocês
vivem
Pretérito Perfeito
eu
vivi
tu
viveste
ele/ ela/ você
viveu
nós
vivemos
vós
vivestes
eles/ elas/ vocês
viveram
Pretérito Imperfeito
eu
vivia
tu
vivias
ele/ ela/ você
vivia
nós
vivíamos
vós
vivíeis
eles/ elas/ vocês
viviam
Pretérito Mais-Que-Perfeito
eu
vivera
tu
viveras
ele/ ela/ você
vivera
nós
vivêramos
vós
vivêreis
eles/ elas/ vocês
viveram
Futuro
eu
viverei
tu
viverás
ele/ ela/ você
viverá
nós
viveremos
vós
vivereis
eles/ elas/ vocês
viverão
Conjuntivo
Presente
que eu
viva
que tu
vivas
que ele/ ela/ você
viva
que nós
vivamos
que vós
vivais
que eles/ elas/ vocês
vivam
Pretérito Imperfeito
que eu
vivesse
que tu
vivesses
que ele/ ela/ você
vivesse
que nós
vivêssemos
que vós
vivêsseis
que eles/ elas/ vocês
vivessem
Futuro
se eu
viver
se tu
viveres
se ele/ ela/ você
viver
se nós
vivermos
se vós
viverdes
se eles/ elas/ vocês
viverem
Infinitivo
Pessoal
eu
viver
tu
viveres
ele/ ela/ você
viver
nós
vivermos
vós
viverdes
eles/ elas/ vocês
viverem
Impessoal
viver
Condicional
eu
viveria
tu
viverias
ele/ ela/ você
viveria
nós
viveríamos
vós
viveríeis
eles/ elas/ vocês
viveriam
Imperativo
Afirmativo
vive
tu
viva
ele/ ela/ você
vivamos
nós
vivei
vós
vivam
eles/ elas/ vocês
Negativo
não vivas
tu
não viva
ele/ ela/ você
não vivamos
nós
não vivais
vós
não vivam
eles/ elas/ vocês
Gerúndio
vivendo
Particípio Passado
vivido

Traduzir

Esta funcionalidade permite a visualização dos equivalentes de e para espanhol, francês e inglês da(s) palavra(s) digitada(s), através de uma ligação para os auxiliares de tradução do FLiP:



Para visualizar a tradução da palavra digitada, clique com o cursor sobre a língua desejada:



Ver palavras relacionadas

Esta funcionalidade, a que se pode aceder através da hiperligação que surge na parte inferior dos verbetes do DPLP, permite encontrar os verbetes cujas definições têm alguma relação com a palavra consultada e aos quais é possível aceder mediante um simples clique:



Ver palavras parecidas

Esta funcionalidade, a que se pode aceder através da hiperligação que surge na parte inferior dos verbetes do DPLP, permite encontrar os verbetes cuja grafia ou pronúncia se aproximam do termo pesquisado e aos quais é possível aceder mediante um simples clique:



Ver palavras vizinhas

Esta funcionalidade, a que se pode aceder através da hiperligação que surge na parte inferior dos verbetes do DPLP, permite encontrar os verbetes que, no dicionário, surgem antes e depois da palavra consultada e aos quais é possível aceder mediante um simples clique:



Ver esta palavra no dicionário

Esta funcionalidade, a que se pode aceder através da hiperligação que surge na parte inferior dos verbetes do DPLP, permite encontrar os verbetes que apresentam a palavra digitada (ex.: chave) no seu conteúdo e aos quais é possível aceder mediante um simples clique:



Poderá obter os mesmos resultados de pesquisa se usar a funcionalidade "Pesquisar nas definições", que se encontra ao lado do botão "Ver definição".

Ver esta palavra em notícias, em blogues e no Twitter

Esta funcionalidade, a que se pode aceder através da hiperligação que surge na parte inferior dos verbetes do DPLP, permite visualizar usos reais da palavra consultada (ex.: chave) em textos noticiosos, de blogues ou do Twitter e aos quais é possível aceder mediante um simples clique:



Ver histórico de pesquisas

Esta funcionalidade, a que se pode aceder através da hiperligação que surge na parte inferior dos verbetes do DPLP, permite visualizar o gráfico das pesquisas da palavra digitada (ex.: chave):

Palavra do dia

i·o·guim |ó ou ô| i·o·guim |ó ou ô|
(sânscrito yogin)
substantivo de dois géneros

Pessoa que pratica ioga. = IOGUE


Ver também dúvida linguística: ioga / yôga.
pub

Mais pesquisadas do dia

Dúvidas linguísticas


É correto dizer que: "Este valor é R$ 300,00 a maior que a Nota Fiscal"...
A frase "Este valor é R$ 300,00 a mais que a Nota Fiscal" está correcta...

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/consultar.aspx [consultado em 01-09-2014]