PT
BR
Pesquisar
Definições



mapa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mapamapa
( ma·pa

ma·pa

)
Imagem

Delineação convencional de uma qualquer extensão da superfície da Terra.


nome masculino

1. Delineação convencional de uma qualquer extensão da superfície da Terra.Imagem

2. Lista, relação.

3. Quadro sinóptico.


mapa anamórfico

Mapa ou gráfico em que as áreas geográficas são deformadas segundo variáveis estatísticas. = CARTOGRAMA

mapa de bits

[Informática] [Informática]  Imagem formada geralmente por uma grelha rectangular de pixels ou pontos de cor. (É atribuído um valor a cada pixel, a partir de um bit de informação.)

etimologiaOrigem etimológica:italiano mappa, do latim mappa, -ae, guardanapo, toalha, pano.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:atlas, mapoteca.

Auxiliares de tradução

Traduzir "mapa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Em "Ninguém te vai agradecer", qual a função sintáctica de te? Será complemento indirecto?
O pronome pessoal te pode desempenhar função de complemento directo (ex.: vi-te ontem) ou de complemento indirecto (ex.: dei-te um beijo). No caso em apreço, o pronome te desempenha a função de complemento indirecto, uma vez que corresponde à pronominalização de uma construção do verbo agradecer como transitivo indirecto, com a preposição a (agradecer-te = agradecer a ti), podendo ocorrer com um complemento directo (ex.: ninguém te vai agradecer o favor = ninguém to vai agradecer).
Para determinar a função sintáctica deste pronome, é útil substituir a segunda pessoa gramatical (tu > te) pela terceira (ele > o/lhe), pois neste caso o complemento directo e o complemento indirecto têm formas diferentes, o para o complemento directo, lhe para o complemento indirecto (ex.: ninguém vai agradecer o favor ao rapaz > ninguém lhe vai agradecer o favor / *ninguém o vai agradecer o favor; o asterisco indica agramaticalidade).

Para dúvidas deste teor, poderá consultar uma obra como o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, dirigido por João Malaca CASTELEIRO (Lisboa: Texto Editores, 2007), que contém a explicitação das funções sintácticas de cada verbo.