PT
BR
Pesquisar
Definições



monhé

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
monhémonhé
( mo·nhé

mo·nhé

)


nome de dois géneros

1. [Depreciativo] [Depreciativo] Pessoa de ascendência asiática, nomeadamente da Ásia Meridional (Índia, Paquistão, Bangladeche, Sri Lanca).

2. [Moçambique, Depreciativo] [Moçambique, Depreciativo] Moçambicano que segue a religião muçulmana.

3. [Moçambique, Antigo, Depreciativo] [Moçambique, Antigo, Depreciativo] Muçulmano asiático.

4. [Moçambique, Antigo, Depreciativo] [Moçambique, Antigo, Depreciativo] Comerciante árabe ou asiático.

5. [Moçambique, Antigo, Depreciativo] [Moçambique, Antigo, Depreciativo] Mestiço de árabe e negro.

etimologiaOrigem etimológica:origem controversa.
Ver também resposta à dúvida: sentido depreciativo de cigano e outras palavras.

Auxiliares de tradução

Traduzir "monhé" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Em que situações utilizamos a conjunção e seguida da vírgula (e,)?
É importante sublinhar que o uso da vírgula, como o da pontuação em geral, é complexo, pois está intimamente ligado à decomposição sintáctica, lógica e discursiva das frases (por favor consulte a dúvida vírgula antes da conjunção e). Em termos muito gerais, pode dizer-se ainda que a vírgula se destina a ser usada com duas funções distintas: por um lado marca coordenações ou disjunções, isto é, com função idêntica às conjunções e, ou, nem (ex.: nabos, cenouras, batatas idêntico a nabos e cenouras e batatas ou a nabos ou cenouras ou batatas), por outro lado, marca um leque muito variado de estruturas sintácticas.

Especificamente sobre a questão colocada, a vírgula pode surgir depois da conjunção e se houver necessidade de ser utilizada para isolar estruturas sintácticas entre vírgulas, especialmente adjuntos adverbiais deslocados (ex.: A beterraba é usada na alimentação e, industrialmente, na produção de açúcar.) e orações intercaladas (ex.: A beterraba é usada na alimentação e, continuou o orador, na produção de açúcar.).