PT
BR
Pesquisar
Definições



perfunctório

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
perfunctórioperfunctório
( per·func·tó·ri·o

per·func·tó·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Que é pouco importante ou pouco aprofundado (ex.: artigo perfunctório; considerações perfunctórias). = LEVE, LIGEIRO, PASSAGEIRO, SUPERFICIALPROFUNDO

2. Que se faz só por se dizer que se fez, por rotina, e não por necessidade, interesse ou com algum fim útil (ex.: exame perfunctório; reunião perfunctória; sorriso perfunctório). = ROTINEIROESSENCIAL, INDISPENSÁVEL

etimologiaOrigem etimológica:latim perfunctorius, -a, -um, leve, superficial.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostaria de saber porque é que que o verbo miar, e outros que indicam o modo de comunicação de animais irracionais, só se conjuga na 3ª pessoa. E assim sendo, a frase "Quando tu mias assim fico contente" teria um erro ortográfico? Não se pode falar em discurso directo com um animal? Não se pode reproduzir um diálogo (miado) entre gatos, escrevendo "Tu mias muito bem, mas não me alegras".
Os verbos referentes às vozes dos animais são geralmente considerados unipessoais pelas gramáticas tradicionais, isto é, são apresentados como tendo flexões apenas na 3.ª pessoa, quer do singular quer do plural (mia, miam, miava, miavam, etc.). No entanto, existem obras, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Lisboa, Círculo de Leitores, 2002) ou o Dicionário dos Verbos Portugueses (Porto, Porto Editora, s. d.), que apresentam verbos como miar conjugados em todas as pessoas e tempos, uma vez que podem, em sentido figurado ou em contextos específicos, ser utilizados segundo o paradigma dos verbos regulares.