PT
BR
Pesquisar
Definições



levita

A forma levitapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de levitarlevitar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de levitarlevitar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
levitalevita
( le·vi·ta

le·vi·ta

)


nome masculino

1. [Religião] [Religião] Indivíduo da tribo de Levi, a cujo cargo estava o serviço do templo de Jerusalém.

2. [Religião] [Religião] Sacerdote da tribo de Levi. = DIÁCONO

3. [Figurado] [Figurado] [Religião] [Religião] Pessoa que ministra os sacramentos de uma igreja. = CLÉRIGO, PADRE, SACERDOTE

4. [Informal] [Informal] [Vestuário] [Vestuário] Casaco curto à frente, abotoado até à cintura, e comprido atrás, de abas inteiras em toda a roda. = CASACA, LABITA, SOBRECASACA

etimologiaOrigem etimológica:latim Levita, -ae ou Levites, -ae, de Levi, antropónimo [personagem bíblica, fundador de uma tribo de Israel].
levitarlevitar
( le·vi·tar

le·vi·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

Erguer-se acima do solo (uma pessoa) e ficar no ar (sem nada visível que o suspenda).



Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Tenho alguma dificuldade em confirmar qual a forma correcta da(s) palavra(s) cofinanciar (cofinanciamento) ou co-financiar (co-financiamento).
Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o prefixo co- obriga em geral à utilização do hífen, independentemente da palavra que precede. Assim, deverá escrever co-financiar e co-financiamento.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1990, estas palavras deixam de ter hífen: cofinanciar e cofinanciamento.