PT
BR
Pesquisar
Definições



africânder

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
africânderafricânder
( a·fri·cân·der

a·fri·cân·der

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

1. Que ou quem pertence a um grupo de indivíduos de origem holandesa, nascidos na África do Sul ou lá residentes há muito tempo. = BÓER, BUR


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

2. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Relativo ao africânder enquanto sistema linguístico.


nome masculino

3. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Língua de base neerlandesa que é, juntamente com o inglês, língua oficial da África do Sul.


adjectivo de dois géneros e nome masculinoadjetivo de dois géneros e nome masculino

4. [Zootecnia] [Zootecnia] Diz-se de ou gado bovino originário da região da África do Sul, de corpulência média, com uma giba no cachaço, pelagem acastanhada ou avermelhada.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: AFRICÂNER

etimologiaOrigem etimológica:africânder Afrikaander.

Auxiliares de tradução

Traduzir "africânder" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



O correto é ele/ela demostrou ou demonstrou? Ou ambas as formas estão corretas?
Ambas as formas demostrar e demonstrar estão correctas, como pode verificar pelas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. No entanto, a forma preferencial é demonstrar, pois este verbo deriva da palavra latina demonstrare.

Pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet revelam também que a variante demonstrar tem um uso bastante mais frequente que a forma demostrar.