PT
BR
Pesquisar
Definições



chipe

A forma chipepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de chiparchipar], [terceira pessoa singular do imperativo de chiparchipar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de chiparchipar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
chipe1chipe1
( chi·pe

chi·pe

)


nome masculino

[Zoologia] [Zoologia] Ostra que produz pérolas. = CHIPO

etimologiaOrigem etimológica:tâmul chippi, concha.
Confrontar: chispe.
chipe2chipe2
( chi·pe

chi·pe

)
Imagem

ElectrónicaEletrónicaEletrônica

Circuito electrónico miniaturizado construído sobre uma fina superfície que contém materiais semicondutores e outro tipo de componentes.


nome masculino

[Electrónica] [Eletrónica] [Eletrônica] Circuito electrónico miniaturizado construído sobre uma fina superfície que contém materiais semicondutores e outro tipo de componentes.Imagem

etimologiaOrigem etimológica:inglês chip.
Confrontar: chispe.
chiparchipar
( chi·par

chi·par

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. [Informal] [Informal] Colocar chipe em (ex.: chipar um animal).

2. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Substituir o chipe que regula os parâmetros electrónicos de um veículo para aumentar a sua potência (ex.: chipar um carro).

etimologiaOrigem etimológica:chipe + -ar.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).