PT
BR
Pesquisar
Definições



coletor

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
colectorcoletorcoletor
|ètô| |ètô| |ètô|
( co·lec·tor co·le·tor

co·le·tor

)
Imagem

colector menstrual

Dispositivo em forma de cúpula, feito de geralmente de silicone cirúrgico, que é inserido no canal vaginal para recolher o fluxo menstrual.


nome masculino

1. Aquele que lança ou recebe colectas.

2. Aparelho que, friccionado pelos pincéis de um dínamo, recolhe a corrente eléctrica.

3. Cano colector.


adjectivoadjetivo

4. Que colige, que reúne.


colector menstrual

Dispositivo em forma de cúpula, feito de geralmente de silicone cirúrgico, que é inserido no canal vaginal para recolher o fluxo menstrual.Imagem = COPO MENSTRUAL, COPO VAGINAL

sinonimo ou antonimo Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: coletor.
sinonimo ou antonimo Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: colector.
grafiaGrafia no Brasil:coletor.
grafiaGrafia em Portugal:colector.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).