PT
BR
Pesquisar
Definições



demanda

A forma demandapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de demandardemandar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de demandardemandar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
demandademanda
( de·man·da

de·man·da

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de demandar.

2. Acção de procurar. = BUSCA, PROCURA

3. Empresa, intento, desígnio.

4. [Direito] [Direito] Processo judicial destinada a reclamar um direito. = ACÇÃO

5. [Economia] [Economia] Quantidade de um bem ou de um serviço que o mercado ou um conjunto de consumidores quer comprar, por oposição à oferta. = PROCURA

6. [Figurado] [Figurado] Disputa, debate.

7. [Pouco usado] [Pouco usado] Pergunta.


em demanda de

À procura de.

etimologiaOrigem etimológica:derivação regressiva de demandar.
demandardemandar
( de·man·dar

de·man·dar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Intentar demanda contra.

2. Exigir; reclamar.

3. Procurar.

4. Dirigir-se a; caminhar para.

5. Ir à procura de.


verbo intransitivo

6. Propor demanda.

7. Perguntar.

8. [Figurado] [Figurado] Disputar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "demanda" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Quando atendemos um telefone é correto falar "pois não"?
A locução adverbial interrogativa pois não usa-se para saber o que alguém pretende ou para mostrar disponibilidade para ouvir uma solicitação, pelo que pode ser utilizada como fórmula de atendimento de uma chamada telefónica.