PT
BR
Pesquisar
Definições



inadequado

A forma inadequadopode ser [masculino singular particípio passado de inadequarinadequar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inadequadoinadequado
( i·na·de·qua·do

i·na·de·qua·do

)


adjectivoadjetivo

Que é não é bom ou não é próprio para determinado efeito, lugar ou objectivo. = DESADEQUADO, IMPRÓPRIO, INCONVENIENTEAPROPRIADO, CONVENIENTE

etimologiaOrigem etimológica:in- + adequado.
inadequarinadequar
( i·na·de·quar

i·na·de·quar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

Tornar ou ficar impróprio ou inconveniente para determinado efeito, lugar ou objectivo (ex.: inadequar processos de trabalho; fomos mudando para os métodos não se inadequarem à realidade). = DESADEQUARADAPTAR, ADEQUAR, AJUSTAR

etimologiaOrigem etimológica:in- + adequar.
Ver também resposta à dúvida: adequar (I).

Auxiliares de tradução

Traduzir "inadequado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Poderiam esclarecer o feminino de chimpanzé? Seria a chimpanzé ou o chimpanzé fêmea?
A palavra chimpanzé é um epiceno, isto é, um substantivo que tem apenas um género (masculino ou feminino) para designar um animal, seja ele macho ou fêmea. Sempre que é necessário referir o sexo dos animais, usa-se as palavras macho ou fêmea pospostas ao nome do animal. Por este motivo, o feminino de chimpanzé deverá ser o chimpanzé fêmea. Se se tratasse de girafa, o masculino seria a girafa macho.

Além de chimpanzé, são também exemplos de epiceno palavras como falcão, girafa, melga ou tigre.




O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".