PT
BR
Pesquisar
Definições



peteca

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
petecapeteca
|té| |té|
( pe·te·ca

pe·te·ca

)
Imagem

BrasilBrasil

Bola leve, geralmente de plástico ou de cortiça e revestida com penas ou material semelhante, jogada com raquetes.


nome feminino

1. [Brasil] [Brasil] Brinquedo feito com uma base arredondada, geralmente de couro, onde se encaixam penas, lançado ao ar com a palma das mãos.

2. [Brasil] [Brasil] Bola leve, geralmente de plástico ou de cortiça e revestida com penas ou material semelhante, jogada com raquetes.Imagem = VOLANTE

3. [Brasil, Figurado] [Brasil, Figurado] Pessoa ou coisa alvo de escárnio. = JOGUETE

4. [Brasil: Pará] [Brasil: Pará] [Jogos] [Jogos] Berlinde.


deixar a peteca cair

[Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Mostrar ou sentir receio ou insegurança. = HESITAR, VACILAR

etimologiaOrigem etimológica:tupi pe'teka.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Como se classifica gramaticalmente a forma levemo-lo?
Gramaticalmente, levemo-lo corresponde a uma forma do verbo levar na primeira pessoa do plural do imperativo (ex.: amigos, levemos isto daqui já), seguido do pronome átono o, que assume a forma -lo por estar a seguir a uma forma verbal terminada num -s (que desaparece: levemos + o = levemo-lo).

A forma levemos, isoladamente, poderá corresponder também ao presente do conjuntivo (ex.: é preciso que levemos isto daqui), mas, como tem o pronome átono em posição enclítica (depois do verbo), não corresponde a esse tempo, pois o presente do conjuntivo é normalmente antecedido da conjunção que, com propriedades de atracção do pronome átono (ex.: é preciso que o levemos daqui), não sendo considerada gramatical uma construção proclítica nesse caso (ex.: *é preciso que levemo-lo daqui).




A palavra perfuctório pode ser flexionada como? Perfunctoriedade, perfunctoricismo ou perfunctorabilidade? Ou seja, existe como flexioná-la?
A forma correcta é perfunctório, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Esse adjectivo flexiona em género (perfunctório, perfunctória) e número (perfunctórios, perfunctórias). As formas perfunctoriedade, perfunctoricismo e perfunctorabilidade que refere não são flexões de perfunctório, mas sim possíveis derivações nominais. Dessas, nenhuma se encontra registada nos dicionários de língua portuguesa por nós consultados e apenas a primeira, perfunctoriedade, tem ocorrências em motores de pesquisa da Internet. Ainda que essa palavra não se encontre averbada, a sua utilização é possível, uma vez que se apresenta correctamente formada, resultando da aposição do sufixo -edade ao adjectivo perfunctório, a par do que acontece na derivação obrigatório > obrigatoriedade. Este sufixo surge geralmente na formação de substantivos a partir de adjectivos, exprimindo a noção de "qualidade, característica”, pelo que perfunctoriedade pode significar “qualidade do que é perfunctório”.