PT
BR
Pesquisar
Definições



pitão

A forma pitãoé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pitão1pitão1
( pi·tão

pi·tão

)


nome masculino

1. [Zoologia] [Zoologia] Serpente da Ásia e da África, não venenosa, que constringe as presas com seus anéis. (O pitão reticulado, encontrado na península da Malásia, mede cerca de 7 a 10 metros e atinge cerca de 100 quilos ou mais e é a maior serpente conhecida.)

2. Mago, nigromante.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PÍTON

vistoPlural: pitões.
etimologiaOrigem etimológica:grego Púthon, -onos, mitónimo [serpente mitológica, morta por Apolo].
iconPlural: pitões.
pitão2pitão2
( pi·tão

pi·tão

)


nome masculino

1. Peça de montanhismo, com parafuso ou prego terminado por um anel numa das extremidades, que pode ser colocado um mosquetão ou por onde pode passar uma corda, destinada a ser cravada em fendas.

2. [Construção] [Construção] Parafuso ou prego com um anel ou gancho numa das extremidades.

3. [Futebol] [Futebol] Pequeno cone inserido na sola das chuteiras para maior aderência ao solo. = TRAVA

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PITOM

vistoPlural: pitões.
etimologiaOrigem etimológica:francês piton.
iconPlural: pitões.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pitão" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Ao fazer a pesquisa do termo prescindir, observei que constava como verbo intransitivo. Pesquisei, no entanto, no dicionário Aurélio e constava como verbo transitivo. Gostaria de alertar para esse possível erro.
Apesar de, actualmente, o verbo prescindir dever ser considerado um verbo transitivo indirecto, como faz o Aurélio, a classificação mais tradicional em dicionários portugueses (diferentemente de dicionários brasileiros como o Aurélio ou o Houaiss) é classificar verbos com regência de proposições que não sejam a (como "entregar a") como intransitivos (como é o caso de "prescindir de"). Em casos semelhantes, é normal encontrar discrepâncias entre dicionários portugueses e brasileiros, sendo a classificação dos segundos geralmente mais rigorosa.