PT
BR
Pesquisar
Definições



promessa

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
promessapromessa
|é| |é|
( pro·mes·sa

pro·mes·sa

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de prometer. = PROMETIMENTO, PROMISSÃO

2. Declaração em que se anuncia a outrem ou a si mesmo uma acção futura ou intenção de dar, cumprir, fazer ou dizer algo.

3. [Figurado] [Figurado] Esperança fundada em aparências.

4. Acordo, oral ou escrito, em que as partes se obrigam a cumprir o estabelecido (ex.: promessa de compra e venda). = COMPROMISSO

5. [Religião] [Religião] Oferta ou obrigação a que alguém se compromete perante uma divindade ou um santo para obtenção de uma graça. = VOTO

etimologiaOrigem etimológica:latim promissa, plural neutro de promissus, -a, -um, particípio passado de promitto, -ere, enviar para diante, deixar ir para diante, deixar crescer, garantir, assegurar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "promessa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradeço que me informem como devo pronunciar a palavra maximizar, isto é, se deve ser macsimizar ou massimizar.
A letra -x- da palavra maximizar poderá ser pronunciada [ks] ou [s] e é esta a opção dos dicionários de língua que registam a transcrição fonética (por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências ou do Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora), pois se por um lado deriva do adjectivo e substantivo máximo, cujo -x- se lê habitualmente [s] no português europeu, por outro tem alguma influência do inglês (maximise ou maximize) ou do francês (maximiser).



Como deverá ser: vice-diretores ou vices-diretores?
Vice- é um elemento de formação que indica "que substitui" ou "que está abaixo" (ex.: vice-presidente, vice-campeão) e não admite flexão (ex.: vice-presidentes, vice-campeões). Este elemento, segundos os textos que regulam a ortografia (tanto no português europeu como no português do Brasil, e tanto antes como depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990), deverá sempre estar ligado por hífen à palavra seguinte. Por vezes, a palavra vice é usada como redução de palavras que contêm o elemento vice- (ex.: o director estava ausente e foi representado pelo vice[-director]), correspondendo nesse caso a um substantivo que admite flexão (ex.: o director estava ausente e foi representado por um dos vices).