PT
BR
Pesquisar
Definições



puro

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
puropuro
( pu·ro

pu·ro

)


adjectivoadjetivo

1. Sem mistura; límpido; genuíno.

2. Virginal; imaculado; inocente, casto.

3. Verdadeiro; exclusivo; natural; único.

4. Sincero; suave.

5. Que não tem outras interpretações, especificações ou complexidades; que não é mais do que aquilo que é (ex.: não morreram naquela ocasião por pura sorte). [Usa-se geralmente antes de nome.] = MERO, SIMPLES

6. Correcto, irrepreensível.

7. Mavioso.

8. Incontestável.

9. Fiel, exacto.

10. Que ainda não foi corrido (touro).


à pura força

À viva força.

em pura perda

Sem proveito algum.

etimologiaOrigem etimológica:latim purus, -a, -um, limpo, sem manchas, imaculado, casto, puro, sem mistura, natural, sem adornos, incondicional, absoluto, não profanado, inexplorado.
Confrontar: poro.

Auxiliares de tradução

Traduzir "puro" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Na frase "aja como homem e pense como mulher", devo usar aja ou haja de agir? Qual é o correto?
Na frase que menciona, Aja como homem e pense como mulher, o termo correcto é aja, forma verbal (3ª pessoa do singular do imperativo, podendo também ser 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil]) de agir. É uma forma homófona, i.e., lê-se da mesma maneira mas escreve-se de modo diferente de haja, forma verbal (1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do conjuntivo [subjuntivo, no Português do Brasil] e 3ª pessoa do singular do imperativo) de haver. Para as distinguir, talvez seja útil ter presente que pode substituir a forma aja (do verbo agir) por actue – “Aja/actue como um homem e pense como uma mulher” – e a forma haja (do verbo haver) por exista – “Haja/exista paciência!”.



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).