PT
BR
Pesquisar
Definições



quem

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
quemquem


pronome interrogativo

1. Usa-se para questionar que pessoa ou que pessoas (ex.: quem telefonou? não sei quem será o responsável; quem é que já avisaste? perguntei de quem são as outras propriedades).


pronome relativo

2. Usa-se para designar a pessoa que ou as pessoas que; o qual, a qual, os quais, as quais (ex.: quem casa quer casa; preciso de alguém com quem desabafar).


quem dera

Expressão usada para demonstrar grande desejo (ex.: quem me dera estar de férias). = OXALÁ

quem quer que

Qualquer pessoa que; qualquer um que.

etimologiaOrigem etimológica:latim quem.
Ver também resposta às dúvidas: concordância com o pronome quem; fui eu quem; sou eu quem.


Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.