PT
BR
Pesquisar
Definições



radiografia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
radiografiaradiografia
( ra·di·o·gra·fi·a

ra·di·o·gra·fi·a

)
Imagem

RadiologiaRadiologia

Imagem obtida por um desses processos.


nome feminino

1. [Radiologia] [Radiologia] Conjunto dos processos que permitem obter numa superfície sensível a imagem de um objecto por meio de raios X ou de raios gama. [Entre as radiografias, distinguem-se as simples, que são chapas sob incidências variáveis (rosto, perfil, etc.) e as que utilizam meios de contraste (ar, produtos iodados, barite, etc.) para visualizar o tubo digestivo, as vias urinárias e biliares, os vasos e diversas cavidades do organismo.]

2. [Radiologia] [Radiologia] Imagem obtida por um desses processos.Imagem

3. [Figurado, Por extensão] [Figurado, Por extensão] Descrição objectiva e em profundidade de fenómeno, personalidade, etc. (ex.: radiografia do eleitorado). = RAIO X

etimologiaOrigem etimológica:radio- + -grafia.

Auxiliares de tradução

Traduzir "radiografia" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Poderiam esclarecer o feminino de chimpanzé? Seria a chimpanzé ou o chimpanzé fêmea?
A palavra chimpanzé é um epiceno, isto é, um substantivo que tem apenas um género (masculino ou feminino) para designar um animal, seja ele macho ou fêmea. Sempre que é necessário referir o sexo dos animais, usa-se as palavras macho ou fêmea pospostas ao nome do animal. Por este motivo, o feminino de chimpanzé deverá ser o chimpanzé fêmea. Se se tratasse de girafa, o masculino seria a girafa macho.

Além de chimpanzé, são também exemplos de epiceno palavras como falcão, girafa, melga ou tigre.




Gostaria de saber qual a forma correcta: a oposição só se volta a manifestar ou a oposição só volta a manifestar-se. Já agora podiam explicar-me em que circunstâncias se coloca o se antes e depois do verbo?
No fragmento de frase em questão, nenhuma das opções pode ser considerada incorrecta. Em "a oposição só se volta a manifestar" pode considerar-se que o clítico se é atraído pelo advérbio e fica antes do verbo semiauxiliar voltar. Em "a oposição só volta a manifestar-se" pode considerar-se que, por estar distante do advérbio, o clítico ficou na sua posição normal depois do verbo principal manifestar.