PT
BR
Pesquisar
Definições



revolução

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
revoluçãorevolução
( re·vo·lu·ção

re·vo·lu·ção

)


nome feminino

1. [Astronomia] [Astronomia] Marcha circular de um corpo celeste no espaço, em torno de um outro.

2. [Astronomia] [Astronomia] Período de tempo que os corpos celestes empregam em percorrer a sua órbita.

3. [Física] [Física] Movimento de um móbil que percorre uma curva fechada.

4. [Geometria] [Geometria] Movimento suposto de um plano em volta de um dos seus lados, para gerar um sólido.

5. [Mecânica] [Mecânica] Giro completo do eixo de um motor ou de qualquer peça em movimento giratório.

6. [Figurado] [Figurado] Resistência, geralmente violenta, contra a autoridade ou a ordem de coisas estabelecida. = REBELIÃO, REVOLTA, SUBLEVAÇÃO

7. Mudança brusca e violenta na estrutura económica, social ou política de um Estado (ex.: a Revolução Francesa).

8. Reforma, transformação, mudança completa.

9. Perturbação moral, indignação, agitação.

10. Náusea, repulsa, nojo.

11. Modificação em qualquer ramo do conhecimento ou pensamento (ex.: revolução literária).


revolução cultural

[História] [História]  Processo revolucionário chinês desenvolvido por Mao Tsé-Tung entre 1966 e 1976. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução de Abril

[História] [História]  O mesmo que revolução do 25 de Abril. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução de Outubro

[História] [História]  O mesmo que revolução russa. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução do 25 de Abril

[História] [História]  Revolta militar protagonizada pelo Movimento das Forças Armadas em 1974, que conduziu ao derrube do governo de Marcelo Caetano e criou condições para a implantação de um regime democrático em Portugal. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução dos cravos

[História] [História]  O mesmo que revolução do 25 de Abril. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução francesa

[História] [História]  Processo revolucionário iniciado em 1789, que pôs fim ao Antigo Regime em França, com o lema "liberdade, igualdade e fraternidade".

revolução industrial

[História] [História]  Conjunto de transformações ocorridas em Inglaterra na segunda metade do século XVIII, com diversas inovações tecnológicas que originaram uma industrialização progressiva, o aparecimento de grandes unidades industriais e as consequentes alterações económicas, sociais, culturais e ambientais.

revolução russa

[História] [História]  Período de conflitos desencadeados em 1917 pelo Partido Bolchevique liderado por Lenine, que levou à queda do regime dos czares e à fundação da União Soviética. (Geralmente com inicial maiúscula.)

revolução sideral

[Astronomia] [Astronomia]  Retorno de um astro ao mesmo ponto do céu.

etimologiaOrigem etimológica:latim revolutio, -onis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "revolução" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Qual é o certo: obrigado por seus 75 anos ou obrigado pelos seus 75 anos?
Ambas as expressões estão correctas do ponto de vista sintáctico. Apenas se diferenciam pela existência do artigo definido masculino o (neste caso, contraído com a preposição por), cujo uso antes de pronomes ou determinantes possessivos, como seu, teu, meu ou nosso, é mais frequente no português de Portugal do que no português do Brasil.