PT
BR
Pesquisar
Definições



sena

A forma senapode ser[adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros], [nome de dois géneros], [nome feminino plural], [nome feminino] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sena1sena1
|ê| |ê|
( se·na

se·na

)
Imagem

JogosJogos

Carta de jogar, peça de dominó ou face dos dados que apresenta seis pintas.


nome feminino

1. Conjunto de seis itens iguais ou da mesma natureza.

2. [Jogos] [Jogos] Carta de jogar, peça de dominó ou face dos dados que apresenta seis pintas.Imagem

3. [Botânica] [Botânica] Nome vulgar de várias plantas cesalpiniáceas da Europa, do género Senna. = CÁSSIA, SENE

senas


nome feminino plural

4. [Jogos] [Jogos] Peça do dominó que apresenta dois lados com seis pintas.

etimologiaOrigem etimológica:latim sena, feminino de seni, -ae, -a, seis para cada um, seis de cada vez.
Confrontar: cena.
sena2sena2
|ê| |ê|
( se·na

se·na

)


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

1. Relativo aos senas, povo indígena de Moçambique.

2. Relativo à língua falada pelos senas. = CHISSENA


nome de dois géneros

3. Indivíduo dos senas.


nome masculino

4. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Língua banta falada pelos senas. = CHISSENA

etimologiaOrigem etimológica:do sena.

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.




O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".