PT
BR
Pesquisar
Definições



tabaco

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tabacotabaco
( ta·ba·co

ta·ba·co

)


nome masculino

1. [Botânica] [Botânica] Designação dada a várias plantas do género Nicotiana, da família das solanáceas, cujas folhas, depois de preparadas, servem para fumar, mastigar ou cheirar.

2. Conjunto de folhas dessas plantas preparado para ser fumado. = FUMO

3. Maço ou pacote de cigarros (ex.: foi comprar tabaco; máquina de venda de tabaco).

4. [Brasil, Calão] [Brasil, Tabuísmo] Conjunto das partes genitais femininas. = VULVA


levar para tabaco

Ser castigado ou levar uma descompostura.

tabaco aquecido

Tabaco que é aquecido a determinada temperatura para libertar um tipo de vapor quando se fuma, mas que não é queimado como o tabaco convencional.

tabaco de rolo

Tabaco de mascar.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol tabaco, do árabe tabbaq.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:tabacal.

Auxiliares de tradução

Traduzir "tabaco" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



Gostaria de saber a procedência da palavra bruxismo.

Existem duas palavras bruxismo, com origens e com pronúncias diferentes.

A palavra bruxismo (leia-se -ch-) deriva de bruxa + -ismo e significa “crença em bruxas e em bruxarias”.

A palavra bruxismo (leia-se -cs-), aportuguesamento do inglês bruxism (que, por sua vez é um composto erudito formado a partir do grego brúkhein “ranger os dentes” mais o sufixo -ism), é usada no domínio da medicina para designar “acção de rilhar os dentes durante o sono”.