PT
BR
Pesquisar
Definições



trapiche

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
trapichetrapiche
( tra·pi·che

tra·pi·che

)
Imagem

BrasilBrasil

NáuticaNáutica

Estrutura construída sobre a água, destinada à atracação de barcos.


nome masculino

1. [Portugal: Madeira, Brasil] [Brasil, Portugal: Madeira] Pequeno engenho de cana-de-açúcar.

2. Armazém onde se guardam mercadorias para embarque, junto ao cais.

3. Armazém de mercadorias. = HANGAR

4. [Brasil] [Brasil] [Náutica] [Náutica] Estrutura construída sobre a água, destinada à atracação de barcos.Imagem = CAIS, EMBARCADOURO, PÍER, PONTE-CAIS

etimologiaOrigem etimológica:espanhol trapiche, moinho para azeitona e cana-de-açúcar, do latim trapetum, -i, mó de lagar de azeite.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Tenho uma dúvida acerca de uma conjugação perifrástica. Para exprimir a necessidade ou obrigatoriedade de praticar uma acção utiliza-se ter que ou ter de? Ou estão ambos correctos?
Em termos semânticos, as duas construções são usadas para designar a necessidade ou obrigatoriedade (e estão registadas em dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores ou no Dicionário Aurélio, da Ed. Nova Fronteira). No entanto, a construção ter que é considerada por vezes como uma construção menos indicada, talvez por ser mais recente na língua.