PT
BR
Pesquisar
Definições



trufa

A forma trufapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de trufartrufar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de trufartrufar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
trufatrufa
( tru·fa

tru·fa

)


nome feminino

1. [Biologia] [Biologia] Fungo subterrâneo do género Tuber, sem rama nem radículas que se emprega como condimento e para rechear. = TÚBERA

2. [Regionalismo] [Regionalismo] Roda de tecido torcido que se põe na cabeça para apoio de fardos ou outras cargas. = RODILHA, RODOIÇA, RODOUÇA

etimologiaOrigem etimológica:francês truffe, do latim tardio tufera, de tufer, -eris, do latim tuber, -eris, inchaço, tumor.
Confrontar: trofa.
trufartrufar
( tru·far

tru·far

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Rechear ou guarnecer com trufas.


verbo intransitivo

2. [Antigo] [Antigo] Escarnecer.

Auxiliares de tradução

Traduzir "trufa" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).