PT
BR
Pesquisar
Definições



tunante

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tunantetunante
( tu·nan·te

tu·nan·te

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

1. Que ou aquele que anda na tuna ou na vadiagem. = MALANDRO, TUNO, VADIO

2. Diz-se de ou estudante que faz parte de uma tuna. = TUNO

3. Que ou quem tem má-fé e faz embustes. = EMBUSTEIRO, MALANDRO, TRAMPOLINEIRO, TRATANTE, TRAMPOLINEIRO, TUNO

4. [Tauromaquia] [Tauromaquia] Diz-se de ou touro que já conhece a arena, por ter sido picado, ou que revela má intenção.

etimologiaOrigem etimológica:tunar + -ante.
Confrontar: tonante.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:tunantaria.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.