PT
BR
Pesquisar
Definições



equinócio

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
equinócioequinócio
( e·qui·nó·ci·o

e·qui·nó·ci·o

)


nome masculino

1. [Astronomia] [Astronomia] Cada uma das épocas do ano em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa pelo plano do equador celeste, fazendo com que os dias sejam praticamente iguais às noites.


equinócio da Primavera

[Astronomia] [Astronomia]  Dia do ano em que o Sol está no plano do equador celeste e que corresponde ao início da Primavera (por volta do dia 20 ou 21 de Março no hemisfério norte, antes de se deslocar, no seu movimento anual aparente, para norte do equador celeste; por volta do dia 22 ou 23 de Setembro no hemisfério sul, antes de se deslocar para sul).

equinócio do Outono

[Astronomia] [Astronomia]  Dia do ano em que o Sol está no plano do equador celeste e que corresponde ao início do Outono (por volta do dia 22 ou 23 de Setembro no hemisfério norte, antes de se deslocar, no seu movimento anual aparente, para sul do equador celeste; por volta do dia 20 ou 21 de Março no hemisfério sul, antes de se deslocar para norte).

etimologiaOrigem etimológica:latim aequinoctium, -ii, de aequus, -a, -um, uniforme, igual, justo + noctium, genitivo plural de nox, noctis, noite.

Auxiliares de tradução

Traduzir "equinócio" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.



Quando atendemos um telefone é correto falar "pois não"?
A locução adverbial interrogativa pois não usa-se para saber o que alguém pretende ou para mostrar disponibilidade para ouvir uma solicitação, pelo que pode ser utilizada como fórmula de atendimento de uma chamada telefónica.