PT
BR
Pesquisar
Definições



excessos

A forma excessosé [masculino plural de excessoexcesso].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
excessoexcesso
|eis| ou |es| |eis| ou |es|
( ex·ces·so

ex·ces·so

)


nome masculino

1. Diferença para mais; demasia; sobejo.

2. O que ultrapassa o legal, o habitual.

3. Desregramento; desmando.

4. Falta de moderação.

5. Cúmulo; grau elevado.


excesso de zelo

Comportamento ou atitude que revela cuidado desnecessário ou que prejudica em vez de ser útil.

por excesso

Em que há diferença para mais de um elemento em relação a outro, geralmente em relação a valores (ex.: erro por excesso; estimou a despesa por excesso).POR DEFEITO

Auxiliares de tradução

Traduzir "excessos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta: perda de tempo ou perca de tempo?
As formas perda e perca são sinónimas, e encontram-se registadas como tal, por exemplo, no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves (Coimbra Editora, 1966) e em dicionários como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências/Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002).

No entanto, a forma preferencial é perda, uma vez que a variante perca tem origem mais popular, devendo ser utilizada apenas em contextos mais informais.




Qual denominação para a "operação" de passar Francisco a Chico, Helena a Lena, Alice a Lili, etc.
As palavras Chico, Lena ou Lili são hipocorísticos (isto é, nomes próprios usados para designar alguém de maneira informal ou carinhosa) em relação a Francisco, Helena e Alice, respectivamente. Estes três hipocorísticos mostram, contudo, fenómenos diferentes de formação de palavras: em Francisco > Chico há uma redução por aférese acompanhada de alteração expressiva da forma reduzida; em Helena > Lena há uma simples redução por aférese; em Alice > Lili há uma redução com aférese e apócope e com o redobro de uma sílaba. A estes mecanismos pode ainda juntar-se o frequente uso de sufixos aumentativos ou diminutivos (ex. Chicão, Leninha).