PT
BR
Pesquisar
Definições



farol

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
farolfarol
( fa·rol

fa·rol

)
Imagem

Construção em que há um foco luminoso para guia nocturno dos navegantes.


nome masculino

1. Construção em que há um foco luminoso para guia nocturno dos navegantes.Imagem

2. Projector de luz que se situa na parte da frente de um automóvel.Imagem

3. Luz do farol.

4. [Náutica] [Náutica] Lanterna que, a bordo, assinala ao longe a presença do navio durante a noite.

5. [Brasil: São Paulo] [Brasil: São Paulo] Dispositivo provido de sinalização luminosa, automática, que serve para regular o tráfego nas ruas das cidades e nas estradas.Imagem = SEMÁFORO, SINAL

6. [Figurado] [Figurado] Coisa, ideia ou pessoa que orienta. = FANAL, GUIA


farol de eclipses

Aquele em que, por meio de um maquinismo, a luz tem intermitências.

etimologiaOrigem etimológica:espanhol farol, do latim Pharus, -i ou Pharos, -i, do grego Fáros, -ou [ilha e farol perto de Alexandria, no Egipto].

Auxiliares de tradução

Traduzir "farol" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".