PT
BR
Pesquisar
Definições



licença

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
licençalicença
( li·cen·ça

li·cen·ça

)


nome feminino

1. Permissão.

2. Abuso de liberdade.

3. Desregramento, vida dissoluta.

4. Concessão de isenção temporária de serviço.

5. Desrespeito consentido de certas regras ou convenções (ex.: licença poética). = LIBERDADE


licença graciosa

Período de férias prolongado que, consoante os casos, podia variar de 90 a 120 dias, com viagens pagas, concedido aos funcionários públicos das províncias ultramarinas portuguesas, a cada quatro ou cinco anos de trabalho, para passarem na terra natal. = GRACIOSA

licença sabática

Dispensa, concedida a professores, que permite interrupção temporária das actividades docentes e é destinada a investigação ou formação.

etimologiaOrigem etimológica:latim licentia, -ae.

Auxiliares de tradução

Traduzir "licença" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Qual denominação para a "operação" de passar Francisco a Chico, Helena a Lena, Alice a Lili, etc.
As palavras Chico, Lena ou Lili são hipocorísticos (isto é, nomes próprios usados para designar alguém de maneira informal ou carinhosa) em relação a Francisco, Helena e Alice, respectivamente. Estes três hipocorísticos mostram, contudo, fenómenos diferentes de formação de palavras: em Francisco > Chico há uma redução por aférese acompanhada de alteração expressiva da forma reduzida; em Helena > Lena há uma simples redução por aférese; em Alice > Lili há uma redução com aférese e apócope e com o redobro de uma sílaba. A estes mecanismos pode ainda juntar-se o frequente uso de sufixos aumentativos ou diminutivos (ex. Chicão, Leninha).