PT
BR
Pesquisar
Definições



odre

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
odreodre
|ô| |ô|
( o·dre

o·dre

)
Imagem

Recipiente de couro, bojudo, com bocal estreito, geralmente de madeira, usado para transportar líquidos.


nome masculino

1. Recipiente de couro, bojudo, com bocal estreito, geralmente de madeira, usado para transportar líquidos.Imagem = BORRACHA

2. [Figurado] [Figurado] Pessoa muito gorda.

3. [Figurado] [Figurado] Pessoa que bebe excessivamente. = BÊBEDO

4. [Figurado] [Figurado] Pessoa cheia de alguma coisa (ex.: um odre de vaidade).

etimologiaOrigem etimológica:latim uter, -tris.

Auxiliares de tradução

Traduzir "odre" para: Espanhol Francês Inglês

Palavras vizinhas

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.



Tenho uma dúvida acerca de uma conjugação perifrástica. Para exprimir a necessidade ou obrigatoriedade de praticar uma acção utiliza-se ter que ou ter de? Ou estão ambos correctos?
Em termos semânticos, as duas construções são usadas para designar a necessidade ou obrigatoriedade (e estão registadas em dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores ou no Dicionário Aurélio, da Ed. Nova Fronteira). No entanto, a construção ter que é considerada por vezes como uma construção menos indicada, talvez por ser mais recente na língua.