PT
BR
Pesquisar
Definições



pavilhão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pavilhãopavilhão
( pa·vi·lhão

pa·vi·lhão

)
Imagem

Construção de dimensões consideráveis, geralmente isolada, destinada a determinado fim (ex.: pavilhão desportivo).


nome masculino

1. Tenda ou barraca de lona que serve de abrigo no campo.

2. Construção leve ou provisória.

3. Pequeno edifício isolado, para ornamento de jardim, etc.

4. Construção a meio ou aos lados do corpo principal de um edifício.

5. Construção de dimensões consideráveis, geralmente isolada, destinada a determinado fim (ex.: pavilhão desportivo).Imagem

7. Ressalto de uma fachada a meio dela ou num ângulo.

8. Armação de cama, trono, etc.

9. Sobrecéu com cortinados, dossel.

10. [Figurado] [Figurado] Caramanchão.

11. Ramada.

12. Copa de árvore e coisas semelhantes.

13. [Joalharia] [Joalheria] Parte inferior da gema, abaixo da cintura.

14. [Música] [Música] Extremidade mais larga e aberta de certos instrumentos de sopro, como a trompa, o trombone, o clarinete, etc.Imagem

15. Estandarte, bandeira.

16. [Marinha] [Marinha] Símbolo marítimo de uma nacionalidade (ex.: cargueiro com pavilhão panamiano).

17. [Marinha] [Marinha] Conjunto formado pelos navios, a marinha, a potência marítima de uma nação.

18. [Botânica] [Botânica] Parte de uma flor papilionácea que se chama também estandarte.

19. [Heráldica] [Heráldica] Espécie de dossel que encima as armas dos soberanos.


pavilhão auricular

[Anatomia] [Anatomia]  Parte exterior do ouvido.Imagem

pavilhão chinês

[Militar] [Militar]  Instrumento de música militar que consta de um pequeno cone guarnecido de campainhas.

pavilhão da orelha

[Anatomia] [Anatomia]  O mesmo que pavilhão auricular.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pavilhão" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho informações de que a palavra adequar é verbo defectivo e portanto, dizer "eu adequo" estaria errado por não existir esta conjugação.
Nem sempre há consenso entre os gramáticos quanto à defectividade de um dado verbo. É o que acontece no presente caso: o Dicionário Aurélio Eletrônico, por exemplo, regista o verbo adequar como defectivo, conjugando-o apenas parcialmente, enquanto o Dicionário Eletrônico Houaiss conjuga o verbo em todas as suas formas. A este respeito convém talvez transcrever o que diz Rebelo Gonçalves (que conjuga igualmente o referido verbo em todas as formas) no seu Vocabulário da Língua Portuguesa (1966: p. xxx):

"3. Indicando a conjugação de verbos defectivos, incluímos nela, donde a onde, formas que teoricamente podem suprir as que a esses verbos normalmente faltam. Critério defensável, parece-nos, porque não custa admitir, em certos casos, que esta ou aquela forma, hipotética hoje, venha a ser real amanhã; e, desde que bem estruturada, serve de antecipado remédio a possíveis inexactidões."

A defectividade verbal ocorre geralmente por razões de pronúncia (por exemplo, para não permitir sequências sonoras estranhas ou desagradáveis ao ouvido dos falantes como *coloro em “Eu coloro com tinta verde.” [leia-se: “Eu estou a colorir com tinta verde” / “Eu estou colorindo com tinta verde”]) ou por razões de significado (nem sempre a ideia transmitida pelo verbo é passível de ser expressa por todas as pessoas gramaticais). No entanto, convém ter em mente, como afirma Rebelo Gonçalves, que o termo (no caso, uma forma verbal) que hoje não passa de uma hipótese, futuramente poderá ser uma realidade.

No caso em análise, será correcta uma frase como "eu adequo a minha linguagem ao público a que me dirijo".




Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.