PT
BR
Pesquisar
Definições

punheta

A forma punhetapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de punhetarpunhetar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de punhetarpunhetar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
punhetapunheta
|ê| |ê|
( pu·nhe·ta

pu·nhe·ta

)


nome feminino

1. [Calão] [Tabuísmo] Masturbação masculina.


bater punheta

[Brasil, Calão] [Brasil, Tabuísmo] O mesmo que bater uma punheta = MASTURBAR, PUNHETAR

bater uma punheta

[Portugal, Calão] [Portugal, Tabuísmo] Estimular o pénis com a mão e com os dedos para obtenção de prazer sexual. = MASTURBAR, PUNHETAR

punheta de bacalhau

[Culinária] [Culinária]  Prato confeccionado com bacalhau salgado cru, desfiado e temperado com cebola, azeite, vinagre, etc.

tocar punheta

[Brasil, Calão] [Brasil, Tabuísmo] O mesmo que bater uma punheta.

etimologiaOrigem etimológica:punho + -eta.
punhetarpunhetar
( pu·nhe·tar

pu·nhe·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo, intransitivo e pronominal

[Calão] [Tabuísmo] Estimular o pénis com a mão e com os dedos para obtenção de prazer sexual. = BATER UMA PUNHETA, MASTURBAR

etimologiaOrigem etimológica:punheta + -ar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "punheta" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Deve-se dizer biopsar ou biopsiar?
Nenhuma das formas (biopsiar ou biopsar) se encontra registada nesta data em dicionários ou vocabulários. No entanto, a julgar pelas ocorrências na Internet, a mais frequente é biopsiar, que é também a que se encontra correctamente formada (da junção da raiz de biopsia com o sufixo -ar), seguindo o paradigma de outros verbos como acariciar (a- + carícia + -ar), amaciar (a- + macio + -ar), auxiliar (auxílio + -ar), premiar (prémio + -ar), penitenciar (penitência + -ar) ou odiar (ódio + -ar).