PT
BR
Pesquisar
Definições



zica

A forma zicapode ser[adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros], [nome feminino] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
zica1zica1
( zi·ca

zi·ca

)


nome feminino

1. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Falta de sorte (ex.: eles estão numa zica danada!). = AZAR, ZIQUIZIRA

2. [Brasil: Sul] [Brasil: Sul] Bicicleta.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que tem qualidades positivas (ex.: este é o jogo mais zica; ideia muito zica). = BOM

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura, talvez redução de ziquizira.
zica2zica2
( zi·ca

zi·ca

)


nome masculino

1. [Biologia, Medicina] [Biologia, Medicina] Vírus que se transmite ao homem pela picada dos mosquitos do género Aedes.


nome feminino

2. [Medicina] [Medicina] Doença infecciosa causada por esse vírus que provoca erupções cutâneas, dores articulares, febre baixa e dores de cabeça (ex.: autoridades confirmam novo surto de zica; vírus da zica). [Os sintomas são semelhantes aos sintomas da dengue, mas mais suaves.]

etimologiaOrigem etimológica:Zika, topónimo [floresta do Uganda].

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).



Qual denominação para a "operação" de passar Francisco a Chico, Helena a Lena, Alice a Lili, etc.
As palavras Chico, Lena ou Lili são hipocorísticos (isto é, nomes próprios usados para designar alguém de maneira informal ou carinhosa) em relação a Francisco, Helena e Alice, respectivamente. Estes três hipocorísticos mostram, contudo, fenómenos diferentes de formação de palavras: em Francisco > Chico há uma redução por aférese acompanhada de alteração expressiva da forma reduzida; em Helena > Lena há uma simples redução por aférese; em Alice > Lili há uma redução com aférese e apócope e com o redobro de uma sílaba. A estes mecanismos pode ainda juntar-se o frequente uso de sufixos aumentativos ou diminutivos (ex. Chicão, Leninha).