PT
BR
Pesquisar
Definições



ábaco

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ábacoábaco
( á·ba·co

á·ba·co

)


nome masculino

1. Aparelho de cálculo aritmético constituído por um quadro ou uma caixa com esferas ou argolas que deslizam em vários arames ou hastes paralelos (ex.: usa o ábaco para as ensinar as crianças a contar).

2. [Matemática] [Matemática] Representação gráfica construída com curvas e que permite fazer determinados cálculos numéricos. = NOMOGRAMA

3. Mesa ou aparador (ex.: a capela tem um ábaco adossado à parede, junto ao altar). = CREDÊNCIA

4. [Arquitectura] [Arquitetura] [Arquitetura] Parte superior do capitel da coluna, onde assenta a arquitrave.

5. Tabuleiro coberto de areia fina para as crianças traçarem com o dedo os primeiros delineamentos da escrita ou desenho, usado na Antiguidade.

etimologiaOrigem etimológica:latim abacus, -i, do grego ábaks, -kos, mesa.

Auxiliares de tradução

Traduzir "ábaco" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Será que existe o plural de arroz em arrozes? Será que se emprega?
O substantivo arroz, apesar de ser mais frequentemente usado no singular, forma o plural arrozes, seguindo o paradigma regular das palavras terminadas em z (ex.: capazcapazes; felizfelizes; velozvelozes; xadrezxadrezes; avestruzavestruzes). A palavra arroz é considerada um substantivo não contável (ou substantivo massivo), isto é, um substantivo que designa um conjunto cujas várias partes não se podem enumerar ou contar (ex.: comprei tabaco; a frase comprei dois tabacos será entendida como comprei dois tipos de tabaco), ao contrário dos substantivos contáveis, que designam uma ou várias partes enumeráveis de um conjunto (ex.: comprei cigarros e fumei dois). Os substantivos não-contáveis podem, no entanto, admitir plural para designar qualificações ou quantificação de porções da entidade referente (ex.: fez vários arrozes para acompanhar o frango = fez vários tipos de arroz para acompanhar o frango).